Para Eusébio descansar feliz



No equilibradíssimo Campeonato Português, que iniciou a última rodada do turno com seus três líderes rigorosamente empatados com 33 pontos, os confrontos diretos são absolutamente decisivos. Foi assim no ano passado, quando o Porto foi tricampeão na histórica vitória de virada sobre o Benfica, na penúltima partida. Eis a importância do troco benfiquista de ontem à tarde, um 2 a 0 comemoradíssimo pela torcida, que homenageou Eusébio do início ao fim da tarde no Estádio da Luz.

O Benfica foi melhor o tempo todo. O 4-3-3 do Porto jamais se impôs sobre o bem armado 4-4-2 proposto por Jorge Jesus. Com superioridade numérica no meio, as águias controlaram as ações através da qualificada saída de bola dos volantes Matic e Enzo Pérez, além da criatividade de Markovic, que logo aos 13 minutos deu passe genial infiltrado na defesa portista para Rodrigo, o melhor do clássico, fuzilar Hélton e abrir o placar. O primeiro tempo seguiu truncado, mas com a proposta do time da casa se sobressaindo. Com os pontas isolados de Jackson Martínez, o Porto sofria para penetrar na defesa do Benfica e ainda sofria com os contragolpes.

O segundo tempo foi muito mais quente. Mais agressivo, o Porto voltou do vestiário disposto a empatar, começou em cima, mas logo o Benfica retomou sua autoridade dentro de campo. Numa sequência irresistível de escanteios batidos por Pérez, Gaitán ampliou. Ali, os dragões se perderam de vez. Houve uma enxurrada de cartões amarelos e a discutível expulsão de Danilo, aos 29, já quando a equipe atacava de forma desordenada, parecendo muito mais próxima de sofrer o terceiro gol que de marcar o primeiro. Maxi Pereira guardou Quaresma no bolso e Gaitán foi implacável com Martínez (o mais perigoso do Porto). Superioridade em todos os setores.

O fim de semana foi perfeito para os benfiquistas. Além de bater um rival direto na luta pelo título, viram, sábado, o Sporting não passar de um 0 a 0 com o Estoril, que lhe dá a liderança isolada do campeonato. Ainda há mais 15 jogos pela frente, e um Porto x Benfica marcado para a última rodada. Muita água passará por baixo dessa ponte, mas ao menos por agora Eusébio deve estar feliz, esteja onde estiver.

Comentários