Decepção, empate e equilíbrio

Estou em Capão da Canoa, e por isso não consegui acompanhar o jogaço do fim de semana, entre Atlético Madrid e Barcelona, já que o jogo passou pela ESPN Brasil, canal que não consta por aqui. Acabei dando sorte: o que era para ser um grande duelo de Diego Costa e Messi, Villa e Neymar, acabou sendo um insosso 0 a 0, sendo que os dois astros do Barça entraram apenas no decorrer do confronto.

O resultado foi bom, apenas, para o Real Madrid. O empate leva Barcelona e Atlético a 50 pontos. O Real Madrid, com 44, estava cinco atrás de seus dois rivais, mas hoje para diminuir a distância para três, se bater o Espanyol, em Barcelona.  E o Campeonato Espanhol, que segue sendo um torneio desparelho, ao menos pode ter em 2014 uma disputa equilibrada entre três equipes, algo que não ocorre há dez anos, quando Valencia e Barcelona ultrapassaram o Real Madrid no returno do certame de 2004 e foram, respectivamente, campeão e vice.

A Europa, aliás, tem tido algumas disputas interessantes nesta temporada. Em Portugal, o empate do Sporting com o surpreendente Estoril em 0 a 0 transforma o clássico de hoje entre Benfica e Porto, em Lisboa, na decisão da liderança. O Sporting tem 34, contra 33 dos dois eternos rivais. Na Inglaterra, a briga envolve até sete equipes, embora Chelsea, Arsenal e Manchester City estejam começando a dominar o cenário - ainda assim, seriam três concorrentes. Na França, PSG, Monaco e Lille devem se manter em alto nível até o final. E na Itália e na Alemanha, com Juventus e Bayern disparados, que as coisas devem ser pouco emocionantes.

Em tempo:
- CBF fará a tabela do Brasileirão com 20 clubes, ignorando a decisão da Justiça Comum de que Portuguesa e Flamengo devem seguir na primeira divisão. É para cumprir o Estatuto do Torcedor, mas pode ser também um retrabalho, já que essa história deve ir longe ainda.

Comentários