Um sonho de cinco minutos



O africano que eliminou o sul-americano do Mundial, a exemplo de 2010, não conseguiu suportar 6 minutos diante do representante e favorito europeu. Porém, ao contrário do Mazembe, que não fez nem cócegas na Internazionale três anos atrás, o Raja Casablanca deu um certo calor no Bayern München, mesmo levando 2 a 0 em 21 minutos. Os alemães levaram de forma incontestável o título, mas a grande estrela do Mundial Interclubes 2013 é o time marroquino, que poderá jogar ainda mais em casa em 2014 - os jogos serão em Casablanca, não em Marrakech.

Pep Guardiola fez poucas mudanças em relação ao time que massacrou o Guangzhou. Dante no lugar de Van Buyten, Shaqiri no de Götze e Müller no Mandzukic. Uma troca de nomes, mas a dinâmica seguiu a mesma: Müller era o homem fincado que se movimentava e invertia de posições com os ponteiros, Lahm postava-se com qualidade à frente da zaga, Thiago Alcântara e Kroos se desprendiam bem para o ataque e Alaba jogava muito no apoio pela esquerda. Ele e Alcântara, autores da jogada do segundo gol, foram os melhores homens em campo.

No primeiro tempo, as únicas e raríssimas chegadas do Raja Casablanca vieram através de erros na saída de bola alemã. Construir, mesmo, os marroquinos não conseguiram. O Bayern teve várias chances de ampliar, mas parou ou Askri ou na imperícia de seus atacantes para concluir. Sem conseguir a goleada, Guardiola orientou o time a "espanholizar" o segundo tempo, no mau sentido. O Bayern se defendeu com a posse de bola, mas não teve nenhuma volúpia ofensiva. O jogo só não se tornou mais chato porque o Raja teve suas chances. Foram quatro oportunidades claras na etapa fácil. Merecia ao menos um golzinho.

É impossível não louvar os méritos do time e da torcida do Raja Casablanca, mas novamente fica claro que o Mundial fica completamente esvaziado sem o confronto do europeu com o sul-americano. Há vários diagnósticos possíveis para explicar as derrotas dos representantes da América do Sul para os da África em dois dos últimos quatro Mundiais. Uma coisa, porém, é certa: não se trata de falta de qualidade do time sul-americano. Os africanos, mesmo surpreendendo, estão vários degraus abaixo. O Atlético Mineiro, se estivesse em seu normal, teria oferecido provavelmente muito mais dificuldades ao Bayern. Os africanos já são capazes de surpreender numa semifinal, mas para serem campeões, mesmo jogando em casa, ainda faltam muitos anos pela frente. Talvez o fato de os europeus não encararem o Mundial de forma tão crucial quanto os sul-americanos ajude-os a encarar com mais tranquilidade estas zebras, também.

Terceiro, quarto, terceiro
É uma pena que não tenhamos tido o esperado Atlético x Bayern, mas a verdade é que o Galo não fez por merecer jogar a final. E na decisão de 3º lugar o futebol foi igualmente minúsculo. Diante do fraquíssimo Guangzhou, a equipe de Cuca quase teve que ir aos pênaltis para ficar no pódio. Pior: depois de abrir o placar cedo e dar a impressão de goleada, quase perdeu o jogo, pois levou a virada em vacilos defensivos imperdoáveis. Lucas Cândido, que foi mal na semifinal, cometeu pênalti bisonho ontem. Saiu por uma suposta lesão ainda no primeiro tempo, embora tenha toda a cara de migué.

O Galo só jogou como time grande no Mundial da metade do segundo tempo da decisão de 3º lugar em diante. Foi quando entrou Luan, o time adiantou a marcação, ganhou rebotes, mostrou quem é que mandava diante dos chineses e revirou para 3 a 2. Ao contrário do Inter de 2010, o problema foi de postura. O Colorado tentou se impor ao Mazembe, mas fracassou nas conclusões e foi se enervando até perder o jogo. Já o Galo jogou como time pequeno diante do Raja e em boa parte contra o Guangzhou, talvez assustado com o Mundial, com a torcida adversária. Em nenhum dos casos houve menosprezo ao rival menos cotado.

Tri
O Bayern entra na galeria dos tricampeões mundiais, um seleto grupo com Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Real Madrid, Nacional-URU e Peñarol. Só o Milan, tetracampeão, ganhou mais vezes o planeta. Para melhorar a vida, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, seus concorrentes menos distantes, perderam na rodada do Campeonato Alemão. Que fase.

Em tempo:
- Luisito Suárez fez mais dois golaços na vitória do Liverpool sobre o Cardiff, 3 a 1. Seu time já lidera na Inglaterra. Já são 19 gols em 12 partidas disputadas pelo uruguaio.

Comentários