Noite de decisões

Espaçar a Copa do Brasil durante o ano, estamos vendo hoje, não tira dela o clima decisivo, como muitos temiam. Tudo porque a noite que teremos nesta quarta reserva a última chance de título para seis clubes do futebol brasileiro - e a de amanhã para mais dois.

GRÊMIO X CORINTHIANS
O Grêmio chega melhor. Único time a marcar gols no Timão em outubro até agora, o Tricolor faz campanha muito superior no Brasileirão, virá praticamente completo e pegará um adversário sem Cássio e Guerrero, e com Emerson no banco. Ainda assim, é difícil apontar favoritismo. O placar do jogo de ida (0 a 0) não autoriza isso. Copa do Brasil é um torneio totalmente distinto do Brasileirão, e neste caso o retrospecto não entra em campo, apenas o do jogo de ida. O Corinthians pode, muito bem, chegar a Porto Alegre e arrancar um 1 a 1, por exemplo.

O jogo promete ser muito diferente do de quarta passada também. O Grêmio virá em esquema diferente, e está fortalecido pelas importantes presenças de Kleber, Riveros e Vargas. O 4-3-3, para jogar em casa, é mesmo melhor que o 3-5-2, que não funcionou naquele 1 a 0 (Maxi Rodríguez teve que entrar no lugar de Bressan, desmanchando o esquema num 4-4-2 para chegar ao gol), e traz complicações contra equipes bem fechadas. O Corinthians, apesar das ausências, vem reforçado de Alessandro, Paulo André, Pato e Renato Augusto. É jogo duro.

Retrospecto: 72 jogos oficiais; 30 vitórias do Grêmio; 26 vitórias do Corinthians; 16 empates; 96 gols do Grêmio; 78 gols do Corinthians.

ATLÉTICO-PR X INTERNACIONAL
O momento, o retrospecto da temporada e o placar do primeiro jogo (1 a 1) dão favoritismo óbvio ao Atlético-PR. Mas cuidado: o Furacão já parou várias vezes nas quartas de final da Copa do Brasil, e nunca chegou entre os quatro melhores do torneio. Além disso, o Inter melhorou defensivamente com Clemer e tem muito mais tradição em mata-mata. O confronto está longe de ser páreo corrido.

Além disso, o Atlético-PR terá vários desfalques: Marcelo, João Paulo e Pedro Botelho são os principais. O Inter, por sua vez, entrará praticamente completo, e com um banco de reservas cheio de opções - Alex, Scocco, Forlán... O confronto é duríssimo.

Retrospecto: 46 jogos oficiais; 14 vitórias do Atlético-PR; 16 vitórias do Inter; 16 empates; 54 gols do Atlético-PR; 67 gols do Inter.

FLAMENGO X BOTAFOGO
Outro confronto absolutamente indefinido. Além do óbvio fato de ter havido um empate (1 a 1) no primeiro jogo, some-se ao fato de ser um clássico e não haver saldo qualificado, já que os dois jogos ocorrem no mesmo estádio. Os dois times priorizam a Copa do Brasil e vivem momentos parecidos no Campeonato Brasileiro, embora o retrospecto botafoguense no ano seja superior. Há dez dias, deu Fogão, 2 a 1.

Retrospecto: 300 jogos oficiais; 107 vitórias do Flamengo; 93 vitórias do Botafogo; 100 empates; 465 gols do Flamengo; 426 gols do Botafogo.

Comentários

Sancho disse…
Ela não foi espaçada. Ela foi para o segundo semestre e é disputada por 16 clubes. No primeiro semestre, há uma fase classificatória.

Pelo menos, é assim que vejo.