G-4 reaberto

O declínio do Botafogo e a grande fase do Goiás reabriram a briga dentro do G-4. Claro, o Fogão ainda está mais perto do Grêmio que do time esmeraldino, mas a tendência é clara: os goianos tiraram 6 pontos de diferença nas últimas 5 rodadas, enfrentam o Náutico na próxima rodada (enquanto os cariocas recebem o forte Atlético-MG) e ambos jogarão, no Serra Dourada, daqui a duas semanas. As próximas rodadas serão decisivas.

A rodada deste final de semana foi a do alívio de Corinthians, São Paulo e Coritiba, da volta à tensão no Bahia, de uma derrota do líder Cruzeiro, de nenhuma vitória de integrantes do G-4 e de empates em clássicos.

Curitiba: o renascimento de Keirrison é a grande notícia da partida no Couto Pereira (14 mil). Foi dele o gol da vitória e do alívio do Coritiba (14º, 37) diante do líder Cruzeiro (1º, 62). Resultado justo: o Coxa foi mesmo superior e só correu risco de perder pontos devido a um equívoco da arbitragem, que deu pênalti inexistente, o qual resultou no gol de Dagoberto. A Raposa segue tranquila, já que nenhum outro integrante do G-4 venceu.

Goiânia: 15 mil pessoas viram uma exibição de gala do Goiás (5º, 46), o time que melhor tem jogado no Brasil nas últimas rodadas. A goleada por 3 a 0 sobre o Atlético-PR (3º, 51) foi a quarta vitória seguida do time alviverde, que se aproxima do G-4.

Rio de Janeiro: grande clássico e baixo público, apenas 15 mil, no Maracanã. O Botafogo (4º, 50) começou arrasador e fez 2 a 0 logo em 6 minutos, mas o Vasco (17º, 33) mostrou poder de reação e buscou o empate em 2 a 2, resultado que ainda lhe deixa entre os quatro últimos, mas enche de moral para os próximos jogos. A distância para a saída do Z-4, no entanto, nunca foi tão grande: 3 pontos.

Belo Horizonte: jogo entre times mistos no Independência (14 mil). O Galo já pensa no Mundial, o Fla prioriza a Copa do Brasil. Deu Atlético, 1 a 0, gol em bomba de Lucas Cândido.

São Paulo: Portuguesa (13º, 38) e Vitória (7º, 44) fizeram um jogo franco, buscando a vitória. O 1 a 1 frustrou ambos: a Lusa segue com certo risco de cair, enquanto o time baiano ficou muito longe do G-4.

Recife: com 27 minutos absurdos, o Náutico (20º, 17) já levava quatro do Santos (8º, 43). O gol de Everton Costa foi dos mais bisonhos dos últimos tempos no futebol brasileiro. O 5 a 1 diz bem o que foi o jogo na Arena Pernambuco (5 mil).

Salvador: importantíssima vitória do São Paulo (10º, 40) sobre o Bahia (16º, 36), 1 a 0, gol de Aloísio, no qual a equipe de Muricy foi heroica, segurando a vantagem com dois homens a menos. O time paulista respira e já está na faixa de cima da tabela, algo que não ocorre desde a 5ª rodada. O Bahia já flerta de novo com o risco de queda. 25 mil na Fonte Nova.

Itu: fazia tempo que o Corinthians (12º, 40) não fazia um gol. Conseguiu através de Pato, e foi o suficiente para bater o desesperado Criciúma (18º, 32) em Itu (15 mil). O resultado afasta o time de Tite do risco de rebaixamento.

Rio de Janeiro: em péssima fase, Fluminense (15º, 36) e Ponte Preta (19º, 30) só poderiam marcar do jeito que marcaram. O gol da Ponte bateu nas costas de Cavalieri antes de entrar; o do Flu foi contra. O 1 a 1 ficou de bom tamanho e não serviu a nenhum dos dois lados.

Comentários