Hora de reagir



O Campeonato Brasileiro iniciou ontem sua 24ª rodada. Estamos chegando a dois terços de competição, época marcada pelo achatamento da tabela, ou seja: quem está atrás, começa a reagir. E desta vez, ao que parece, tivemos pontualidade britânica.

A rodada começou com três vitórias de quem estava atrás na tabela. No Serra Dourada, não havia propriamente um favoritismo do Goiás sobre o Fluminense, mas era a equipe goiana que estava à frente na pontuação. Vencia por 1 a 0, ficava a três pontinhos do G-4, mas viu o Flu reagir e virar o jogo no segundo tempo. Uma virada que mostra a força que o time carioca tem exibido nas últimas rodadas. E cabe o alerta: o Fluminense não é mais aquele timaço, não tem mais aquele elenco tão repleto de alternativas, mas já está em 6º, com 33 pontos. Pode beliscar G-4 sim, se seguir neste ritmo. O Goiás, com a derrota, caiu para 8º, com os mesmos 33.

No Recife, o Náutico chegou a "impensáveis" dois jogos de invencibilidade. Goleou o Coritiba por 3 a 0 com autoridade, resultado que mostra muito mais a crise que vive a equipe paranaense do que propriamente uma suposta reação dos pernambucanos. A distância para a saída do Z-4 segue imensa: são 14 pontos, contra 27 do Flamengo, o 16º, quase o dobro de pontos. O Náutico não vencia há 13 jogos. O Coxa, com 31, em 13º, começa a se preocupar com a ponta de baixo.

Mais tarde, no Rio, o Botafogo deu provas de que o fôlego está mesmo acabando. Levou 1 a 0 da Ponte Preta, pode ver a distância para o Cruzeiro subir a 11 pontos e ainda pode cair para o 4º lugar na tabela neste domingo. Terceira derrota seguida, estacionando nos 42 pontos. A Ponte, com 22 e um jogo a menos, segue sua luta contra a queda, na 19ª posição. Ainda está viva.

Série B
Mais uma vez, a grande prejudicada da rodada foi a Chapecoense (2º, 46). Ao levar 2 a 1 do Paysandu (15º, 27) na última terça, viu seus concorrentes mais próximos se aproximarem de novo. O Paraná (3º, 45), parece, vai voltar mesmo para a primeira divisão: fez 4 a 1 no ASA (19º, 23), em Arapiraca, e está num crescente em forte ritmo. É questão de tempo que tome a vice-liderança do time de Chapecó. O Sport (5º, 40) fez 2 a 1 no Bragantino (12º, 33) fora de casa, e também se aproxima. Quem tropeçou foi o Joinville (4º, 42), que só empatou em 1 a 1 com o Guaratinguetá (13º, 31), em casa, na última sexta. As brigas para subir e cair são ótimas e envolvem praticamente todos os clubes. Só o Palmeiras, com 56, é que nada de braçada com a liderança.

Série C
Uma vitória sobre o Vila Nova (4º, 23) encaminha de vez a classificação do Caxias (3º, 25) para os mata-matas da Série C. O jogo decisivo é no Centenário, que certamente lotará, a partir das 15:30.

Comentários