O pior São Paulo

Quem vê o São Paulo (15º, 8) não acredita que há quatro ou cinco anos a equipe de Morumbi era a mais odiada do Brasil por ser praticamente imbatível no Campeonato Brasileiro. Nem precisamos voltar tanto no tempo: o Tricolor foi o campeão do returno do Brasileirão 2012, com bela campanha, ainda sagrando-se campeão da Copa Sul-Americana. Agora, amarga 10 jogos sem vitórias, 6 derrotas consecutivas e 5 seguidas no Morumbi, um recorde que só cresce. E segue contando...

Os 3 a 0 para o Cruzeiro (2º, 15), um hat trick do fraco Luan dentro do Morumbi (12 mil), são o fundo do poço. Neste domingo, a equipe pode adentrar a zona de rebaixamento. Paulo Autuori segue sem conseguir resultados: já perdeu a terceira, e não duvidemos: pode cair em breve. Ou pedir o boné, como ele costuma fazer quando seus times estão em crise.

No São Januário (7 mil), o Botafogo (16) reassumiu a liderança: bateu o lanterna Náutico (4) por 2 a 0, gols de Renato e Elias, e agora seca o Coritiba neste domingo.

Santos (8º, 11) x Coritiba (2º, 15): jogo interessante na Vila Belmiro, reunindo duas equipes em alta, e que virão praticamente completas.

Vitória (4º, 13) x Bahia (7º, 12): é o Ba-Vi mais interessante dos últimos tempos. Há muitos anos os dois rivais de Salvador não chegavam tão em alta juntos para um clássico de nível nacional. Jogo para superlotar a Fonte Nova, e para o agora organizado Bahia de Cristóvão tentar vingar as goleadas sofridas para o insinuante Vitória de Caio Júnior.

Internacional (5º, 12) x Flamengo (12º, 9): outra partida interessante, com dois times que voltaram bem da Copa das Confederações, reunindo os dois últimos técnicos da seleção brasileira. O Inter de Dunga costuma se dar bem contra equipes grandes, mas o Flamengo tem Mano Menezes, algoz colorado histórico. O frio forte que abate Caxias do Sul é um tempero a mais nesta receita, com o efeito colateral de certamente afastar o público já costumeiramente diminuto do Estádio Centenário.

Fluminense (11º, 9) x Vasco (17º, 7): a grande atração do clássico é a volta do futebol carioca ao Maracanã, mas as restrições ao público, que são a grande praga de algumas das novas arenas, incomodam e diminuem o incentivo para que os torcedores vão a campo. Para piorar, Flu e Vasco vêm em baixa.

Atlético-PR (19º, 6) x Corinthians (13º, 9): o Corinthians é candidato ao título. Como tal, tem que vencer o fraco time de Curitiba e recuperar os três pontos quase que irrecuperáveis perdidos para o Atlético-MG no domingo passado. O título da Recopa ajuda a dar uma animada.

Goiás (14º, 9) x Portuguesa (18º, 7): jogo fraco, entre dois times que devem brigar até o final na ponta de baixo. Por jogar em casa, contra um adversário desfalcado, o Goiás é favorito.

Série B: a Chapecoense joga hoje contra o América-MG. Até lá, o Palmeiras é o novo líder: ganhou muito bem do Figueirense por 3 a 2 no Orlando Scarpelli e foi a 21 pontos, contra 20 do time de Chapecó.

Série C: boa vitória do Caxias, cada vez mais líder do Grupo B da Série C. Derrotou o lanterna CRAC, fora, por 1 a 0, e foi a 13 pontos, abrindo já 6 pontos para a primeira equipe fora da zona de classificação. A vaga nos mata-matas começa a se encaminhar para a equipe grená, embora ainda seja cedo para contar vantagem.

Série D: o outro caxiense se deu bem também. Com os 2 a 0 sobre o Santo André, um rival direto, no Jaconi, o Juventude termina o primeiro turno na liderança de sua chave, com 9 pontos, contra 7 do time paulista e do Marcílio Dias. Penapolense e Villa Nova-MG, com 3, ficaram para trás. Na prática, a briga pelas duas vagas deve envolver três equipes.

Comentários