Os encontros entre Brasil e Espanha

Em competições oficiais, somente a Copa do Mundo viu duelos entre Brasil e Espanha. De fato, trata-se de um confronto raro, só 8 encontros em quase um século: a última vez ambos se enfrentaram foi num amistoso, em 1999 (empate em 0 a 0). Antes, uma derrota brasileira por 3 a 0 em 1990, na estreia de Paulo Roberto Falcão como técnico da seleção.

Espanha 3 x 1 Brasil (1934): a pior Copa de todos os tempos
Primeira, última e por isso única partida do Brasil em sua pior Copa de todos os tempos. Completamente desgastados após uma longa viagem de navio até a Itália, durante a qual alguns jogadores ganharam até 10 kg, os brasileiros foram eliminados pela Fúria levando três gols ainda no primeiro tempo. Leônidas descontou, fazendo seu primeiro gol em Copas.

Brasil 6 x 1 Espanha (1950): touradas no Maracanã



O jogo contra o Taiti foi o segundo da seleção espanhola no Maracanã. Amanhã será o terceiro. E o primeiro foi essa histórica goleada diante de 155 mil pessoas, com direito à multidão cantando a marchinha Touradas em Madri, uma humilhação histórica para os espanhóis (foi a segunda pior derrota da história da Fúria). O resultado deu ao Brasil o direito de poder empatar com o Uruguai na última rodada para ficar com seu primeiro título mundial. O fim da história nós já sabemos que não foi tão feliz assim para a seleção.

Brasil 2 x 1 Espanha (1962): o jogo de Amarildo (e do juiz amigo)



Lesionado na segunda partida do Brasil na Copa de 1962, Pelé seria substituído pelo botafoguense Amarildo, o Possesso, diante da Espanha. A seleção saiu perdendo, gol de Adelardo, e poderia ter sido pior: Nilton Santos cometeu pênalti que a arbitragem não marcou porque o lateral brasileiro deu um passo para fora da área, iludindo o juiz, que só deu falta no lance. A Espanha marcaria na cobrança, mas o árbitro anulou o lance de forma até hoje mal explicada. A derrota poderia eliminar o Brasil se a Tchecoslováquia vencesse o México, mas deu tudo certo: os mexicanos venceram e Amarildo fez dois gols, aos 27 e 41 do segundo tempo, garantindo a virada e a liderança da chave.

Brasil 0 x 0 Espanha (1978): roncos em Mar del Plata



Em um dos piores jogos da Copa de 1978, Brasil e Espanha ficaram no 0 a 0 em Mar del Plata. O resultado era ruim, pois obrigava a seleção a vencer a líder Áustria na última rodada para não dar o fiasco de cair logo na primeira fase. Reinaldo, apagado neste jogo, daria lugar a Roberto Dinamite, que fez o gol da classificação brasileira diante dos austríacos.

Brasil 1 x 0 Espanha (1986): mais sorte que juízo na estreia



O Brasil abriu a Copa de 1986 no mesmo cenário em que jogara quase todo o glorioso Mundial de 1970: o Estádio Jalisco, em Guadalajara. A partida contra a Espanha, porém, em nada lembrou o timaço de 16 anos antes. Com muitas dificuldades, o Brasil só ganhou com erros de arbitragem: Sócrates estava em posição no mínimo duvidosa no gol que marcou, e o juiz ainda deixou de dar um gol legítimo a favor dos espanhóis, após o chute do atacante Michel bater no travessão e cair dentro da goleira, com a bola tendo ultrapassado por completo a linha fatal.

Comentários