Irrecuperável



O resultado do Grêmio no sábado foi lamentável pelas circunstâncias, principalmente. Foi a chance perdida de aproveitar um mau momento do Santos para fazer 3 pontos na Vila Belmiro, algo que poucos conseguirão fazer no Brasileirão. Mas a derrota do Internacional neste domingo é muito pior. Porque foi em casa, contra um dos piores times do Campeonato Brasileiro. Se o Grêmio deixou de obter pontos fora da conta normal, o Inter deixou de fazer os que eram obrigatórios. E por mais que o Bahia de Cristóvão Borges tenha mostrado virtudes no Centenário, poucos deixarão de vencê-lo quando jogarem em casa contra ele. O Criciúma, por exemplo, fez 3 a 1 com naturalidade na semana passada.

Apesar de todas as ressalvas que sempre se faz antes de um jogo tido como fácil, dá para se dizer que o Inter foi surpreendido pelo Bahia e sua postura audaciosa no primeiro tempo. Cristóvão, aos poucos, começa a dar sua cara a um time fraco, mas que já se mostrou bem mais organizado que nos trágicos Ba-Vis e na rodada inicial do campeonato. Contra o Coritiba, a defesa já não foi vazada. Agora, além de segurança atrás, o Tricolor mostrou boa saída de trás, com subidas interessantes de Diones e Marquinhos, além da boa movimentação de Ryder e da presença forte de Fernandão na frente.

Ainda assim, nada explica a falta de organização do Colorado durante a partida. Houve muitos erros técnicos (o desfalque de Willians pesou), mas a paciência que era a marca deste time no estadual deu lugar a muitos levantamentos para a área, com nenhuma supremacia tática. Com contra-ataques venenosos, o Bahia foi até mais perigoso no restante do primeiro tempo, e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem até maior. Forlán se destacava pelo bom chute, mas ficou preso na ponta, com pouca movimentação. Fred foi mais dinâmico, mas tanto ele como D'Alessandro foram bem marcados e não superaram a marcação. Rafael Moura teve um único bom lance, girando e quase empatando. De resto, foi nulo.

A pressão aumentou no segundo tempo, mas um novo erro técnico, desta vez de Muriel, determinou o 2 a 0. Forlán descontou, o abafa foi retomado, mas foi só isso mesmo: abafa. Houve chances, mais devido ao recuo natural do Bahia que à qualidade do Inter. Se ela tivesse aparecido, com mais calma, que possibilitassem trocas de passes que mostrassem a maior qualidade do Colorado em relação ao adversário, talvez o empate viesse.

Dunga acertou no diagnóstico: o Internacional realmente pecou demais pela ansiedade. Mas faltou bola e, mais uma vez, banco. Se os titulares vão mal como hoje, a coisa se complica demais, pois o técnico não tem muito como mudar o panorama da partida com opções de banco tão pouco válidas. E assim o Inter já começa perdendo cinco pontos em um começo de certame no qual enfrentou Vitória, Criciúma e Bahia, três equipes que provavelmente não estarão entre os dez primeiros ao fim do campeonato. Com Portuguesa e Cruzeiro fora de casa pela frente, a ideia de chegar à Copa das Confederações no G-4 dificilmente será alcançada. Chegando a 8 pontos nos primeiros 5 jogos, já terá conseguido muito. O campeonato está recém no começo, mas o saldo já é negativo.

Faltou a vitória
O Brasil produziu o suficiente para ganhar da Inglaterra, mas não conseguiu. Falta uma grande vitória à seleção. O jejum de quase quatro anos sem ganhar de uma equipe grande pesa. Na reabertura do Maracanã, o time de Felipão dominou o primeiro tempo, saiu à frente, mas cedeu o empate e, com o 1 a 1, desabou. Rooney fez um golaço espetacular que daria a vitória aos ingleses, não fosse outro golaço, o de Paulinho. Ao menos houve reação e, no primeiro tempo, bom futebol. Felipão terá uma semana para treinar e melhorar detalhes neste time. A grande vitória, quem sabe, fica para o domingo que vem, na Arena, contra a França.

Entrando no campeonato
Eliminado da Libertadores, o Fluminense conseguiu um bom resultado em seu primeiro jogo no qual tratou o Brasileirão como prioridade. Goleou o Criciúma com autoridade por 3 a 0, placar que indica que vem forte para tentar o bi. O São Paulo, que já havia conseguido dois ótimos resultados, conquistou mais um: empate sem gols com o Atlético Mineiro, no temível Independência. Ponto ganho pelo Tricolor em Minas.

Comentários