Uma nova solução



Antes do jogo, um empate com o Vitória já não seria mal recebido pelos colorados. Afinal, o time jogaria fora de casa, contra uma equipe embalada por goleada em clássicos recentes, e sem o seu matador, Leandro Damião, ainda em recuperação de uma lesão muscular. Pois diante das circunstâncias que a partida apresentou, o 2 a 2 ficou ainda melhor para o Colorado, que apresentou problemas graves no começo, mas soube se recuperar não apenas com garra, mas com muita paciência e trocas de passes, algo que Dunga apregoa desde que virou técnico de futebol, em 2006, ao assumir a seleção brasileira. E com Fred, "o cara" da estreia colorada no campeonato.

Dois pontos foram preocupantes ontem na Fonte Nova. O primeiro é o apagão da equipe nos primeiros 20 minutos de jogo. O Vitória não está entre os dez melhores times do país, e mesmo assim abriu 2 a 0 com muita facilidade. Contra um adversário superior, o desligamento inicial será pago com derrota. Outro foi a defesa, outrora tão segura. Gabriel foi envolvido por Escudero e Renato Cajá, que tabelavam às suas costas no começo do jogo, e Kleber, totalmente sem ritmo, virou presa fácil para Dinei e Maxi Biancucchi do outro. Como se não bastasse isso, Aírton e Willians não conseguiam proteger a defesa e os próprios zagueiros vazavam, especialmente por cima. O segundo gol foi de cabeça, numa indecisão entre Rodrigo Moledo e o goleiro Agenor.

Aí começam as boas notícias, e elas vêm quase todas com Fred. Um tanto discreto no Gauchão, o guri assumiu o jogo, demonstrando muita personalidade. Dunga tomou a correta providência de deslocá-lo para a proteção de Kleber, remontando o meio do Inter com um losango no meio, com Aírton postado, Willians e Fred pelos lados e D'Alessandro mais à frente. Fred protegeu Kleber, pôs D'Alessandro no jogo, criou toda a jogada para o gol do então apagado Forlán e fez o segundo, aproveitando ótimo lançamento de D'Ale, dominando com categoria e deslocando Wilson com frieza. O 2 a 2 já era merecidíssimo, pois o Inter dominou completamente o começo de segundo tempo, com marcação adiantada e rápidas triangulações. Não deixou o Vitória jogar e envolveu o time baiano completamente.

Ontem, o Inter dependeu tanto de Fred que, quando ele cansou, o time cansou junto. Após o 2 a 2, os dois times baixaram o ritmo, estafados pelo ritmo extremamente intenso que a partida teve. Mas falar em dependência é injusto: criticamos tanto o Colorado por ser um time extremamente dependente de D'Alessandro, mas ontem ele mostrou em Fred uma solução diferente, um outro meia com personalidade suficiente para assumir o jogo quando ele fica difícil. Dispor de variadas soluções em jogos complicados é bom sinal. E importante num campeonato tão longo e difícil como o Brasileirão.

Campeonato Brasileiro 2013 - 1ª rodada
VITÓRIA (2): Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Mansur; Cáceres, Neto Coruja e Renato Cajá (Vander); Maxi Biancucchi (Marquinhos), Dinei (Giancarlo) e Escudero. Técnico: Caio Júnior
INTERNACIONAL (2): Agenor; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber (Vítor Júnior); Aírton, Willians (Josimar), Fred e D'Alessandro; Forlán e Rafael Moura (Cassiano). Técnico: Dunga
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA); Data: sábado, 25/05/2013, 18h30; Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ); Público: 9.989; Renda: R$ 284.247,50; Gols: Maxi Biancucchi 2, Gabriel Paulista 11 e Forlán 29 do 1º; Fred 18 do 2º; Cartão amarelo: Nino Paraíba, Renato Cajá, D'Alessandro e Willians

Comentários

Anônimo disse…
Interessante, por que o Fred nao jogou assim no gauchao? terá sido por falta de vontade? pois se for definitivamente o gauchinhi tem que acabar(para a dupla grenal), pois se um jogador iniciante nao se motiva com ele é por que a coisa esta feia mesmo.
De qualquer modo, eu acho que essa deve ter sido uma partida atipica do Fredinho.