O balanço da última rodada

A última rodada da Taça Farroupilha valeu especialmente pelas brigas dentro do interior. Começando pela parte de cima, a emocionante disputa entre Lajeadense e São Luiz pelo título do interior, que dá vaga à Série D. O time de Lajeado levou a melhor nos acréscimos, quando Jandson converteu pênalti que deu o 1 a 1 diante do Passo Fundo. Não adiantou a equipe de Ijuí aplicar 6 a 0 no Canoas fora de casa. Curiosamente, são precisamente Lajeadense e São Luiz os adversários da Dupla Gre-Nal, no primeiro mata-mata deste segundo turno. Páreo duro para os dois grandes.

Mas a grande briga da tarde foi mesmo a do rebaixamento. Com a queda do Canoas consumada a partir da goleada sofrida para o São Luiz, a briga envolvia seis equipes, que lutavam contra os dois lugares restantes na Segundona 2014. A maioria se superou, como é de esperar de times fracos que lutam para não cair: Pelotas e Cruzeiro-RS venceram Caxias e Cerâmica fora de casa por 2 a 0 e escaparam; Novo Hamburgo e São José seguraram empates sem gols que lhes serviam diante de Grêmio e Veranópolis. Sobrou para o Cerâmica e para o Santa Cruz, que ganhou do Esportivo, mas caiu igual. Desde 1982 o Galo não disputava a segunda divisão. Fora os times de Caxias, era o time do interior há mais tempo entre os grandes do estado.

Classificar era consequência de quem não caísse, já que as brigas se confundiam. A Dupla Gre-Nal não terá vida fácil. O Grêmio só pensa em Libertadores. Mandou um time misto a Novo Hamburgo para testar a formação com três volantes e assegurar a liderança. Jogou pouco diante do Noia, mas de certa forma o esquema funcionou, pois o time quase não foi acossado pelo adversário, e o objetivo principal na quinta-feira é justamente este. Jogará na Arena provavelmente os dois primeiros mata-matas, caso passe pelo São Luiz. A semifinal, neste caso, ocorreria diante de Juventude ou Novo Hamburgo. Evitar um Gre-Nal prematuro, que era interessante, o Tricolor também conseguiu. A equipe anda devendo futebol, mas usou bastante os titulares no segundo turno, sem lesioná-los, aumentou o entrosamento do time e ainda foi líder mesmo jogando vez por outra com alguns reservas. Saldo positivo.

O Inter teve atuação irregular diante do Juventude, mas o 4 a 1 é ótimo, ainda mais que o time de Lisca faz boa campanha. Análises de desempenho são complicadas ainda, mesmo em abril, dada a fragilidade dos adversários enfrentados até agora no ano. O preocupante é a falta de uma casa para chamar de sua. Lajeado parece ter sido aprovada, mas ainda assim representa uma viagem, e pior: o próximo mata-mata é contra o Lajeadense. O Inter não vai querer entregar de bandeja o mando de campo ao adversário, certo?

Comentários

Rober disse…
Uma dúvida.
Teria Luxemburgo perdido o controle do grupo, pra justificar tamanha queda de rendimento de uns tempos pra cá?