De quase fora a quase dentro

Quando perdeu para o Tigre por 1 a 0, o Palmeiras ficou em situação complicadíssima na Libertadores. Todos os resultados teriam de passar a dar certo para que o Verdão voltasse a entrar na briga. Pois então Sporting Cristal e Libertad empataram no Peru, um ótimo negócio; o Alviverde fez sua parte ao ganhar do Tigre no Pacaembu; e ontem o Tigre derrotou os peruanos, resultado que deixa o Palmeiras a uma vitória das oitavas de final. Ganhar do Libertad em São Paulo, quinta, garante a classificação.

O problema é justamente este quarto resultado também dar certo. Não apenas pelo fato de quatro placares positivos juntos ser muita felicidade para ser verdade, mas porque o jogo é terrivelmente complicado. Desta vez, o Palmeiras precisará propor o jogo contra um adversário superior a ele, ao contrário do que ocorreu nos 2 a 0 sobre o fraco Tigre. O Libertad ainda não perdeu nesta Libertadores, e também precisa da vitória para garantir sua vaga. Um empate mantém a equipe paraguaia bem encaminhada, mas caso ela seja surpreendida pelo Tigre em Assunção, semana que vem, será alijada precocemente do torneio.

Lidar com a hipótese do empate não cabe ao Palmeiras. Com 7 pontos, o Verdão seria obrigado a no mínimo empatar no Peru para conseguir a classificação. Derrota para o Sporting Cristal deixaria os peruanos à sua frente, eliminando o time de Gílson Kleina da competição. Perder embolaria de vez o grupo. Com o Libertad classificado, teríamos três times separados por apenas um ponto. O Tigre à frente pelo saldo, mas enfrentando o campeão do grupo longe de casa; o Palmeiras no meio, mas precisando de pontos como visitante; e o Cristal em último, mas com a vantagem de ser o único a jogar em casa.

O jogo da próxima quinta, 19:15, no Pacaembu, decide muita coisa. É mais um duelo imperdível desta equilibradíssima e surpreendente Libertadores 2013.

Comentários