Cai o Peñarol, fica o Emelec

O Peñarol fez a sua parte. Para precisar contar com apenas um golzinho do Vélez Sarsfield sobre o Emelec, deveria golear o Deportes Iquique. Mesmo muito afoito e sofrendo com alguns contragolpes chilenos, conseguiu o objetivo. No entanto, os 3 a 0 foram insuficientes diante do empate obtido pelos equatorianos na Argentina. Pelo segundo ano seguido, o Emelec, que costumava ficar sempre na fase de grupos, se classifica para as oitavas de final da Libertadores. E o Peñarol, após o vice-campeonato de 2011, fica novamente de fora.

O pecado carbonero, claro, não foi hoje. Nem dá para culpar o Vélez por não ter ganhado do Emelec. O Peñarol perdeu duas vezes para os argentinos, em casa e fora, enquanto os equatorianos fizeram 4 pontos contra os favoritos da chave. Na decisão direta com o Emelec, semana passada, o Peñarol levou 2 a 0 em Guayaquil, quando já um empate seria ótimo negócio. Aquele gol de pênalti no fim do jogo foi o que obrigou o time uruguaio a golear o Iquique hoje, no Centenário. Uma goleada que até veio, mas foi inútil.

O empate em Liniers não apenas eliminou o Peñarol, mas garantiu o Atlético-MG como líder geral da fase de grupos, o que pode por tabela ajudar o São Paulo, já que pegará o time de Cuca não tão mobilizado assim. De todo modo, neste grupo difícil, passam dois ossos duros de roer daqui para frente. O Vélez não empolga pelo futebol que demonstra, mas obtém resultados muito consistentes. É um time forte e muito entrosado, um dos candidatos ao título.

O Emelec, por sua vez, promete ser indigesto. No ano passado, também passou no Grupo da Morte, junto do Lanús, eliminando Flamengo e Olímpia. Chegou às oitavas e perdeu para o futuro campeão Corinthians. Agora, além da cancha obtida em 2012, o time equatoriano eliminou ninguém menos que o Peñarol, classificando-se com um empate em Liniers. Ganhou todos os jogos em casa. De quebra, lidera o campeonato nacional com 100% de aproveitamento em oito jogos disputados. Olho neles.

Comentários