Agora ou depois?

O Atlético-MG tem hoje a chance de eliminar o São Paulo da Libertadores. Não é pouco: mesmo combalido por suspensões, mau futebol e a até aqui irrecuperável perda de Lucas, o Tricolor Paulista é um time de chegada e tradição. Passando para as oitavas, a má primeira fase se apaga. E a boa primeira fase atleticana também. Tudo recomeça, literalmente, do 0 a 0.

As razões pelas quais o jogaço de hoje no Morumbi é decisivo para o São Paulo ninguém discute. O que poucos comentam é que o jogo é decisivo também para o Galo. Afinal, caso perca e o Strongest não vença o Arsenal na Argentina, o time mineiro voltará a enfrentar o São Paulo nas oitavas. Com os 7 pontos do Tricolor, o confronto é inevitável: o Atlético já tem a melhor campanha da primeira fase, e o time de Ney Franco só passa se for o pior dos 16 classificados. Se o São Paulo passar, pegará obrigatoriamente o Galo nas oitavas.

Portanto, não vale à pena o Atlético-MG adiar o serviço. Se terá que eliminar o São Paulo na próxima fase, é melhor fazê-lo desde já. É interessante lembrarmos do caso gremista em 1997: se vencesse o Cruzeiro no Olímpico, o time gaúcho praticamente eliminaria o rival na primeira fase. Relaxou, perdeu por 1 a 0, foi eliminado nas quartas pelo próprio Cruzeiro e ainda viu os mineiros comemoram o título. Duro castigo. Trata-se de uma boa chance para vermos se o time de Cuca tem mesmo o estilo copeiro que muitos duvidam que exista no Galo nesta Libertadores.

A vida do São Paulo hoje é bem complicada. A equipe só passa se vencer o Atlético-MG, o que já é difícil mesmo em casa, e ainda por cima precisa torcer para que o Strongest não vença o Arsenal na Argentina. O Galo tem a faca e o queijo na mão: depende só de si para eliminar o time paulista da Libertadores. Se perder, ainda assim terá uma chance. Se der tudo errado, que se segure nas oitavas. O Atlético é bem melhor tecnicamente e coletivamente, mas mata-mata é outra história.

Comentários