Saem Vargas e Forlán. E agora?

A rodada das Eliminatórias para a Copa de 2014 desfalca a Dupla Gre-Nal de seus segundos atacantes. Peças importantes nos esquemas de Dunga e Vanderlei Luxemburgo, Forlán e Vargas deixam Porto Alegre por uma semana para defenderem as seleções de Uruguai e Chile na encruada disputa sul-americana. E a alteração, seja qual for o escolhido, mudará o jeito de jogar dos dois grandes da Capital nestas próximas três rodadas do Gauchão.

Não há no elenco do Inter um jogador com a característica de Forlán, que alia boa conclusão de curta e longa distância com visão de jogo. Em Canoas, foi Caio que substituiu o uruguaio, o que indica favoritismo na briga pela vaga que abre no time. O Internacional ganharia em velocidade com a entrada do ex-jogador do Figueirense, mas o time pode ficar excessivamente leve, já que já conta com Fred e D'Alessandro no meio.

Gilberto, por sua vez, tem menos qualidade técnica, mas mais presença de área que Caio. No entanto, não é a melhor opção, pois é bem mais estático e menos participativo que Forlán, o que exigiria maiores deslocamentos de Leandro Damião para fora da área para que as jogadas ofensivas diante do São Luiz. Contra o Canoas, Damião fez ótima partida recuando e fazendo pivôs para a chegada de quem vem de trás. Se Gilberto tivesse a qualidade de Forlán, a dupla poderia funcionar.

As outras duas opções são improváveis porque Dunga dificilmente mexe na estrutura tática de uma equipe quando ela está montada. A primeira são três meias: Dátolo ou Vítor Júnior formariam com Fred e D'Alessandro uma trinca de armadores, voltando ao 4-5-1 de 2011 e 2012. Dunga não utilizará esta formação, pois ela escancararia uma falta de confiança do treinador em seus atacantes reservas. Outra é usar Rafael Moura ao lado de Leandro Damião na frente, com dois centroavantes. Não costuma dar certo em time algum esta opção.

No caso do Grêmio, a saída de Vargas não pesa tanto porque há mais opções de qualidade na reposição. A melhor delas é Welliton, se a ideia for manter o modo de jogar do time. É um atacante rápido, mantendo uma característica do chileno, e de boa presença na área, o que permitiria a Barcos dar suas recuadas que têm deixado companheiros na cara do gol. Como o argentino tem se mostrado bastante móvel, Kleber poderia ser também uma ideia interessante. É uma dupla que a torcida gremista anseia por ver, mas o time perde em velocidade com o Gladiador - especialmente na comparação com o chileno.

O jogador mais parecido com Vargas no elenco gremista é Bertoglio, mas Luxa dificilmente fará uma dupla argentina na frente, justamente porque "El Papa" não está inscrito na Libertadores. É mais provável uma formação com três atacantes, no caso Kleber, Barcos e Welliton. Pode funcionar no Gauchão, mas é perigosíssima na Libertadores, diante de um Fluminense poderoso e mortal nos contragolpes. No entanto, o mais provável é Luxemburgo testá-la para colocá-la em prática durante o jogo com o Flu, em caso de necessidade - 25 do segundo tempo e o placar desfavorável, por exemplo. Desde o início é improvável.

De qualquer maneira, erra o Grêmio ao mandar titulares para a Boca do Lobo. Há 20 dias para o jogo com o Tricolor Carioca, mas a temporada é longa, exigindo dos times que disputam quatro competições no ano uma dosagem de forças no estadual. O planejamento de manter time titular em casa e reserva no interior era o mais adequado. A partida contra o Lobão seria ótima para dar ritmo de competição a Adriano, Welliton, Bertoglio e outros tantos reservas imediatos. Talvez a necessidade de já treinar o time para uma vida sem Elano no dia 10 esteja pesando.

Comentários