Quem concorre?

Atualmente, só a Libertadores parece capaz de tirar o título carioca de 2013 do Fluminense. A frase pode não fazer sentido a uma primeira vista, mas é isso mesmo: o Tricolor é tão superior a seus rivais que somente se deixar de lado o estadual em favor do torneio continental é que pode deixar de comemorar o bicampeonato em maio. Nas primeiras rodadas da Taça Guanabara, por exemplo, usará reservas.

Quem parece mais próximo de tentar estragar a festa, atualmente, é o Botafogo. A permanência de Oswaldo de Oliveira desespera os botafoguenses, mas há bons nomes no elenco: Seedorf, Lodeiro, Andrezinho, Marcelo Mattos. Porém, faltam atacantes. Elkeson deixou o clube para se transferir ao futebol chinês, e somente o garoto Bruno Mendes chama a atenção. É um time que está a anos-luz do campeão brasileiro, mas, ainda assim, é melhor que os outros dois rivais.

O Vasco não anda tão mal dentro de campo como fora dele. Está à beira da falência: um caminhão-pipa abastece o clube de água, que foi cortada de São Januário. A equipe perdeu Fernando Prass por falta de pagamento de salários. Outros nomes que deixaram a Colina foram Alecsandro, Eduardo Costa, Felipe, Nilton e Juninho. Todos titulares. O diretor de futebol Renê Simões ainda não conseguiu quase ninguém de nome, já que ter um mês de 112 dias não é nada atrativo para um profissional. O centroavante Leonardo, do Atlético-MG, é o melhor deles.

No Flamengo, a situação não é muito diferente. O legado deixado por Patrícia Amorim só não é zero porque é negativo. Assim como o Vasco, o Fla passará por um ano de reestruturação em 2013. Paulo Pelaipe vendeu Vagner Love para pôr as finanças em dia. O zagueiro Alex Silva, que estava no Cruzeiro, é o nome mais interessante dos que foram contratados, mas ainda assim é muito pouco. A distância para o Fluminense no momento é como do Sol a Plutão.

Pelo interior sempre pode haver alguma surpresa, mas dificilmente alguém fará frente ao favorito Flu em condições normais. Macaé e Volta Redonda são os times mais interessantes, embora Duque de Caxias, Friburguense e Bangu tenham ido bem no ano passado.

Neste link, nosso mapa temático detalhado do Campeonato Carioca de 2013.

CAMPEONATO CARIOCA 2013
Clubes: 16
Favorito: Fluminense
Correm por fora: Botafogo, Flamengo e Vasco
Podem surpreender: Bangu, Duque de Caxias, Friburguense, Macaé e Volta Redonda
Figurantes/zebras: Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Quissamã, Audax Rio, Boavista e Resende
Fórmula: o Campeonato Carioca é dividido em dois turnos e dois grupos. No primeiro turno, chamado de Taça Guanabara, os clubes enfrentam os adversários de seu próprio grupo. Os dois melhores de cada chave vão às semifinais, que apontarão os finalistas, sempre em jogo único. No segundo, chamado de Taça Rio, os clubes enfrentam os adversários do outro grupo. Os dois melhores passam às semifinais, que apontarão os finalistas, sempre em jogo único. O campeão de cada turno decide o estadual em jogos de ida e volta. Se um clube ganhar os dois turnos, é campeão antecipado.
Maiores campeões
Flamengo - 32 títulos
Fluminense - 31 títulos
Vasco - 22 títulos
Botafogo - 19 títulos
América-RJ - 7 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Vasco
2004 - Flamengo
2005 - Fluminense
2006 - Botafogo
2007 - Flamengo
2008 - Flamengo
2009 - Flamengo
2010 - Botafogo
2011 - Flamengo
2012 - Fluminense

Comentários