O mais racional

O Campeonato Mineiro segue sendo o mais racional de todos os estaduais brasileiros: começa só em 2 de fevereiro, ocupando apenas 15 datas no calendário e favorecendo pré-temporadas longas dos clubes. Jogos apenas aos finais de semana, sem concorrer com competições maiores, em fórmula simples de ser compreendida. E sem cobrar um preço alto a seus grandes clubes pelo excesso de jogos no fim do ano. Em 2012, o Atlético-MG jogou 17 partidas a menos que o Grêmio, seu concorrente no Brasileirão, o que pode ter pesado para o vice-campeonato do Galo. O Tricolor jogou 20 vezes no Gauchão, e o Galo fez 15 jogos no Mineiro.

Tudo isso é bom para o próprio Atlético-MG no estadual. Afinal, o clube não precisará necessariamente abrir mão do estadual em nome da Libertadores, já que o Campeonato Mineiro não pesa tanto no calendário. O Cruzeiro está alguns bons degraus atrás do rival em termos de time e elenco, mas se dedicará apenas ao estadual. A Raposa passa por uma profunda reformulação de seu plantel, que ainda não parece melhor que o mediano time formado no ano passado.

Entre os times menores, o atual vice-campeão América-MG é sempre uma pedra no sapato dos grandes. No ano passado, eliminou o Cruzeiro nas semifinais. No interior, Nacional-MG e Tupi são dois candidatos a zebras, bem mais que o Boa Esporte. O Ipatinga, campeão em 2005, disputará a segunda divisão.

Neste link, o nosso mapa temático detalhado do Campeonato Mineiro de 2013.

CAMPEONATO MINEIRO 2013
Clubes: 12
Favorito: Atlético-MG
Corre por fora: Cruzeiro
Podem surpreender: América-MG, Nacional-MG e Tupi
Figurantes/zebras: América/TO, Araxá, Boa Esporte, Caldense, Guarani-MG, Tombense e Villa Nova-MG
Fórmula: os 12 clubes jogam em turno único. Os quatro primeiros disputarão as semifinais, que definirão os finalistas, em jogos de ida e volta. Os dois últimos da primeira fase caem para a segunda divisão.
Maiores campeões
Atlético-MG - 41 títulos
Cruzeiro - 37 títulos
América-MG - 15 títulos
Villa Nova-MG - 5 títulos
Siderúrgica - 2 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Cruzeiro
2004 - Cruzeiro
2005 - Ipatinga
2006 - Cruzeiro
2007 - Atlético-MG
2008 - Cruzeiro
2009 - Cruzeiro
2010 - Atlético-MG
2011 - Cruzeiro
2012 - Atlético-MG

Comentários

Sancho disse…
O nosso Estadual deveria ter 16 datas. Todos contra todos, mais uma rodada de clássicos. Quem fizer mais pontos, leva.

Seria apenas uma rodada a mais que os mineiros. E se a Dupla se fresqueasse com reservas e juniores poderia ceder o título para os clubes menores.

Querem ocupar mais datas? Uma Copa em mata-mata jogo único (aí, a Dupla faz o que bem entender). Seriam 4 datas, e uma chance a mais de um clube menor ser campeão.

Seriam, no máximo, 20 datas. Haveria três de sobra. O que já impede qualquer problema coma Pré-Libertadores.
Vicente Fonseca disse…
Me agrada essa ideia de turno único com 15 datas e o que fizer mais pontos leva, Sancho - tipo Paulistão 2005 e 2006. Nem precisaria de rodada de clássicos. Claro que seria um campeonato um pouco menos democrático em termos de chances para o interior ser campeão, mas ainda assim todos receberiam a Dupla Gre-Nal ao menos uma vez.
Sancho disse…
A rodada extra tem uma função apenas; fazer com que todos os clubes tenham o mesmo número de jogos em casa e fora.

Este ano, ela seria: Gre-Nal, Cruzeiro-São José, Canoas-Cerâmica, Ca-Ju, Tivo-Vecchi, Galo-Lajeadense, Passo Fundo-São Luiz, Nóia-Lobo.

Diminui as chances de zebra? Seguro. Daí é que a idéia da Copa me fez parecer ter algum sentido...

Abraço.