Retrospectiva 2012: Grêmio

O Grêmio foi o típico time que cresceu durante a competição no Brasileirão 2012. Depois de um primeiro semestre no máximo razoável, onde trocou de técnico ainda em fevereiro, não chegou à final do Gauchão e foi eliminado por um Palmeiras visivelmente mais fraco nas semifinais da Copa do Brasil, a equipe de Vanderlei Luxemburgo não prometia realizar um grande Campeonato Brasileiro. Até que vieram dois reforços: Zé Roberto e Elano.

Com estes dois jogadores, a equipe deu um salto de qualidade. Nas primeiras 8 rodadas, sem Elano, o aproveitamento gremista era de 50,0%. Com ele, vieram várias vitórias consecutivas. O time foi encorpando e subiu para o topo da tabela. Já na 10ª rodada o Grêmio assumiu posição entre os quatro primeiros colocados, para não mais sair da zona de classificação à Libertadores, grande objetivo do clube na temporada. E os dois meias deram ao elenco uma profundidade há tempos não vista. Vários jogos foram decididos por reservas como Leandro, Marquinhos, Marco Antônio e André Lima. Fora de casa, a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi sempre propositiva, não lembrando em nada os times de 2007, 2009 e 2011, para pegar exemplos recentes de equipes tricolores que iam mal longe do Olímpico.

Quando Elano começou a apresentar sinais de cansaço e desgaste, Zé Roberto assumiu a chefia do time, com um futebol exuberante. Apesar do sistema defensivo extremamente sólido, a equipe apresentou irregularidade no ataque, setor onde Kleber e Marcelo Moreno apresentaram altos e baixos, às vezes por lesões, outras por suspensões. Mesmo assim, o Grêmio conseguiu manter o alto nível até o final do campeonato (perdeu somente um jogo no returno), e só não lutou diretamente pelo título devido ao desempenho excepcional do Fluminense e ao excesso de empates, alguns deles em casa, na segunda metade do campeonato. Faltaram pernas também para levar o título da Copa Sul-Americana, que era bastante viável tecnicamente. Mas sobram perspectivas positivas para 2013.

NÚMEROS DA CAMPANHA
71 pontos; 38 jogos; 20 vitórias; 11 empates; 7 derrotas; 56 gols marcados; 33 gols sofridos; 62,3% de aproveitamento
Em casa: 43 pontos (75,4%) - 3ª melhor campanha
Fora: 28 pontos (49,1%) - 2ª melhor campanha
Destaques: Souza (V), Elano (M), Zé Roberto (M)
Decepção: Gabriel (LD)
Artilheiro: Marcelo Moreno, 10 gols
Média de público: 30.374 (1º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 5º; 10ª rodada: 4º; 15ª rodada: 4º; 20ª rodada: 3º; 25ª rodada: 3º; 30ª rodada: 3º; 35ª rodada: 2º; Final:
Melhor atuação: Cruzeiro 1 x Grêmio 3 (9ª rodada)
Pior atuação: Corinthians 3 x Grêmio 1 (23ª rodada)
Turno: 37 pontos, 3º colocado
Returno: 34 pontos, 3º colocado
Prognóstico Carta na Manga (10/05/2012): candidato à Libertadores
2013: disputará a Copa Libertadores da América

Comentários