Quem briga pelo quê?

O Campeonato Brasileiro de 2012 paga o preço de ser o de melhor nível técnico dos últimos anos com a disparidade de forças entre as equipes. Nunca concordei com os que achavam que o principal certame nacional estava nivelado por baixo nos últimos anos. Mesmo assim, é notório que as equipes que estão na ponta de cima fazem campanha superior à daqueles times que "chegaram" nas temporadas mais recentes. Atlético-MG e Grêmio, por exemplo, seriam líderes de todos os campeonatos de 2009 até 2011. Só não são porque o Fluminense faz uma campanha excepcional, no sentido de ser de exceção mesmo.

Com quatro times que voam na ponta de cima, briga pela Sul-Americana esvaziada pelos novos critérios de classificação à competição e alguns times que são tão ruins que já são dados como rebaixados há meses, a maioria das brigas acabou esvaziada. Mas ainda há o que se disputar. Senão vejamos.

Vice-campeonato
Ser vice-campeão brasileiro vale bastante, não só para ver o nome do clube daqui há muitos anos numa tabela histórica de campeões, mas por que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores e um começo de 2013 mais tranquilo. A disputa envolve Atlético-MG e Grêmio, embora o São Paulo ainda tenha chances remotas.

Atlético-MG (64): Vasco (F), Atlético-GO (C), Botafogo (F), Cruzeiro (C)
Grêmio (63): São Paulo (C), Portuguesa (F), Figueirense (F), Internacional (C)
São Paulo (59): Grêmio (F), Náutico (C), Ponte Preta (F), Corinthians (C)

O Galo é favorito. Tem mais pontos e a tabela mais fácil. Pegará um Vasco abatido e fora de qualquer briga, depois recebe um rebaixado, visita um Botafogo sem pretensões e faz um clássico de torcida única (a sua) contra o decadente e desmotivado Cruzeiro. A tabela favorece. O Grêmio, por sua vez, faz um jogo difícil com o São Paulo, pega a desesperada Lusa no Canindé, tem seu jogo fácil contra o provavelmente já rebaixado Figueirense em Floripa e depois recebe o Inter, fora de qualquer disputa, mas ainda assim um Gre-Nal, no último jogo oficial da história do Olímpico. O São Paulo, bem mais atrás, já pode sair da briga no domingo, se perder para o Grêmio. Depois, tem tabela relativamente amena.

Palpite: Atlético-MG será o vice-campeão brasileiro da temporada.

Rebaixamento
O Atlético-GO já está matematicamente rebaixado. O Figueirense está quase na Série B. A briga para não cair envolve quatro equipes: duas cairão de divisão.

Portuguesa (40): Botafogo (F), Grêmio (C), Internacional (F), Ponte Preta (C).
Bahia (40): Cruzeiro (F), Ponte Preta (C), Náutico (C), Atlético-GO (F).
Sport (36): Figueirense (F), Botafogo (C), Fluminense (C), Náutico (F).
Palmeiras (33): Fluminense (C), Flamengo (F), Atlético-GO (C), Santos (F).

A pontuação já indica tudo: Portuguesa e Bahia devem permanecer na elite, Sport e Palmeiras devem cair. A Lusa vem mal, tem tabela difícil, mas os jogos do Sport também são complicados, e com uma diferença: o Leão decidirá sua sorte, na última rodada, contra o arquirrival Náutico, nos Aflitos. Uma dificuldade adicional terrível. O Bahia, com boa pontuação, tem ainda por cima uma tabela amiga. Já o Palmeiras é só desespero. Pode cair já na próxima rodada, quando pegará o virtual campeão Fluminense. Seu único jogo mais tranquilo é o Atlético-GO, em casa. Talvez já tenha caído até lá. É bem possível isso acontecer, inclusive.

Palpite: Sport e Palmeiras serão os dois rebaixados à Série B.

E o resto?
O Fluminense já é o virtual campeão, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo jogarão a Libertadores.

A briga pela Sul-Americana, embora tenha esfriado por conta dos confusos critérios de classificação ainda mobiliza alguns clubes. Coritiba, Náutico e Ponte Preta são alguns deles. Em suma: jogarão a competição em 2013 os times que estiverem entre o 5º e o 9º lugares do atual Brasileirão. No entanto, estas equipes deixarão de disputar o torneio se chegarem às oitavas da Copa do Brasil do ano que vem, abrindo vaga para quem vem imediatamente atrás. Ou seja: colocar-se bem no Brasileiro é ao menos uma garantia de que o clube tem sua vaga pré-reservada, embora possa perdê-la se for bem no primeiro semestre. Isso, claro, tende a esvaziar a competição, pois o Brasil sempre mandará times medianos como seus representantes. Algo que a CBF precisa repensar.

Hoje, Botafogo, Internacional, Vasco e Santos seriam os representantes brasileiros, mas é óbvio que ao menos um deles irá razoavelmente bem na Copa do Brasil, abrindo vaga para quem está logo abaixo. Coritiba, Náutico, Flamengo e Cruzeiro são os diretamente beneficiados em casa disso acontecer, mas se também forem bem na Copa do Brasil serão obrigados a não jogarem o torneio. Tudo muito virtual, invisível, mas que tem servido de motivação para as equipes de meio de tabela não abandonarem o Brasileiro.

Comentários