Noite alemã em Madrid, para os dois lados

11 pontos atrás do Bayern München com apenas 10 rodadas disputadas no Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund poderia trazer a seus torcedores um sentimento de grande desconfiança para a atual temporada. Mas a equipe bicampeã nacional vem fazendo bonito na Liga dos Campeões. Se na temporada passada o time foi brilhante no campeonato local e um fiasco no europeu, em 2012/13 a história promete ser inversa.

Ontem, com várias das principais promessas do futebol alemão para as próximas Copas do Mundo, o Dortmund fez o que poucos são capazes: encarou o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Trata-se, verdadeiramente, de um timaço: mesmo com jogadores jovens, é maduro, organizadíssimo pelo técnico Jürgen Klopp, e conta com a ousadia típica dos mais novos. Quando Reus, um dos garotos de ouro para o futuro da Alemanha, abriu o placar, aos 27 do primeiro tempo, o time alemão já merecia o resultado de vitória.

Do outro lado, porém, havia outro jovem alemão disposto a estragar a festa: Özil. Foi com passe dele que Pepe empatou, de cabeça, aos 33. Mas o time visitante não se abateu, e aí reside o maior fato para que se possa depositar bom número de fichas no sucesso do Dortmund nesta temporada: quando a tendência indicava que os espanhóis tinham todo o momento psicológico a seu favor, veio a velha frieza alemã aliada ao bom futebol que o país tem demonstrado nos últimos anos. Götze fez o segundo, após desvio de Arbeloa, que entrou para a súmula com o gol contra. No segundo tempo, depois de sofrer para furar o bloqueio germânico, o Real Madrid empatou no fim. Özil de novo, desta vez sem assistência, direto em cobrança de falta.

O Borussia Dortmund está muito bem encaminhado, com 8 pontos. Empatando com o Ajax (4), em Amsterdã, garante vaga antecipada no Grupo da Morte da Liga. O Real Madrid (7), por sua vez, conquista mais um ponto nos acréscimos. Vale lembrar que a equipe merengue perdia para o Manchester City (2) até 40 do segundo tempo em casa, mas conseguiu uma improvável virada. O time de José Mourinho começou a temporada vacilante, também no Campeonato Espanhol. Mas grupos fortes na competição continental ajudam o time a chegar ligado e testado nos mata-matas.

Nas outras chaves, o Porto é o primeiro time classificado às oitavas. Ficou no 0 a 0 com o Dínamo de Kiev e chegou a 10 pontos no Grupo A, que também viu o PSG fazer 4 a 0 no Dínamo Zagreb, com quatro assistências de Ibrahimovic. No Grupo B, o 2 a 2 entre Schalke 04 (8) e Arsenal (7) embolou a chave, já que o Olympiakos fez 3 a 1 no Montpellier e subiu a 6 pontos. Na chave C, o Málaga ficou no 1 a 1 com o Milan e foi a 10 pontos e se classificou também de forma antecipada. Os italianos, com 5, seguem ameaçados.

Hoje, mais três equipes podem se juntar a Porto e Málaga nas oitavas: Shakhtar Donetsk, Barcelona e Manchester United. A rodada pode ser tensa para Juventus, Chelsea e Benfica. Tudo às 17:45, mais uma vez.

LIGA DOS CAMPEÕES DA UEFA 2012/13 - GRUPO D - 4ª RODADA
REAL MADRID (2): Casillas; Ramos, Varane, Pepe e Arbeloa (Kaká); Xabi Alonso, Modric (Essien), Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Callejón). Técnico: José Mourinho
BORUSSIA DORTMUND (2): Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer; Gündogan (Perisic), Kehl, Reus (Bender), Götze (Leitner) e Grosskreutz; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp
Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madrid (ESP); Data: terça-feira, 06/11/2012, 17:45; Árbitro: Cuneit Çakir (TUR); Público: 74.932; Gols: Reus 27, Pepe 33 e Arbeloa (contra) 44 do 1º; Özil 43 do 2º; Cartão amarelo: Hummels e Grosskreutz

Comentários