Arriba!

Uma das paradas mais indigestas do Campeonato Brasileiro estará de volta em 2013: enfrentar o Goiás, no Serra Dourada. O esmeraldino confirmou ontem seu merecido retorno à elite nacional com uma vitória fácil sobre o rebaixado Barueri (20º, 27), por 3 a 0, diante de quase 40 mil torcedores, recorde da Série B deste ano. Egídio, Walter e Dudu Cearense fizeram os gols. Não só pelo nome destes três jogadores, mas também por Harlei, Vítor e Iarley, nota-se que a fórmula do Goiás foi a mesma de quem sempre tem sucesso ao subir: jogar a Série B com um time de nível de Série A - embora, para manter-se por lá, precisará de reforços.

Faltando duas rodadas para o final, só o Goiás, com seus 74 pontos, está garantido. O resto é pura indefinição. Criciúma (71), Atlético-PR (69), Vitória (69) e São Caetano (67) estão separados por apenas quatro pontinhos. Destes quatro, só um não sobe. E, embora não seja o último da lista, é o time baiano quem parece mais ameaçado.

Ontem, o Vitória perdeu pela sexta vez nos últimos dez jogos. Depois de levar 3 a 0 do Bragantino (16º, 38), perdeu para outro ameaçado de rebaixamento, o Guaratinguetá (17º, 37), por 1 a 0. A distância para o São Caetano, que fez 4 a 2 no Boa Esporte (14º, 43), já é de apenas dois pontos. Antes líder absoluto do torneio, o rubro-negro baiano já foi ultrapassado pelo Atlético-PR, que fez 3 a 2 no ASA (12º, 44) nesta sexta-feira. O Criciúma, que também ameaçava uma queda de produção, goleou o América-RN (8º, 52), em Natal, por 4 a 1, e ficou próximo de subir também.

Sábado que vem ocorre a penúltima rodada, e quis o destino que os seis primeiros colocados se enfrentassem em um momento absolutamente decisivo para os rumos da Série B. Em Joinville, o time local (6º, 59), já sem chances de promoção, recebe o Vitória em um confronto dificílimo para quem vem em decadência, como o time de Salvador. A sorte dos baianos é que o São Caetano, embora jogue em casa, enfrenta o líder e quase campeão Goiás, que tem a chance de definir o título no ABC Paulista. E, no confronto mais eletrizante de todos, um duelo direto pela elite entre Criciúma e Atlético-PR, no Heriberto Hülse.

Na ponta de baixo, a briga também é emocionante. Barueri e Ipatinga (19º, 31) já estão rebaixados à Série C. A briga envolve mesmo Guarani (15º, 41), Bragantino (38), Guaratinguetá (37) e CRB (36), embora ABC (13º, 43) e Boa Esporte (14º, 43) ainda não estejam matematicamente livres. Destes seis, dois caem. O CRB conquistou ontem um importantíssimo 2 a 1 sobre o Ceará, em Fortaleza, resultado que o mantém vivo. Na próxima rodada, faz confronto direto com o Guarani, em Maceió. O Guaratinguetá tem jogo fácil com o Ipatinga, fora de casa; o Bragantino visita o Ceará; e Boa Esporte e ABC jogam em Varginha. Com um empate amigo, ambos se salvam. Tem tudo para ser o pior jogo da rodada.

O Papão subiu
Depois de 6 temporadas na terceira divisão do futebol brasileiro, o Paysandu enfim subiu para a Série B. Após fazer 2 a 0 no Macaé, em Belém, o Papão da Curuzu perdeu por 3 a 2 no Rio em um jogo emocionante. Icasa e Chapecoense também já subiram. Hoje sai o último promovido, do jogo entre Fortaleza e Oeste, em Fortaleza. Após o 1 a 1 de Itápolis, empate sem gols promove o time nordestino.

SÉRIE B 2012 - 36ª RODADA
GOIÁS (3): Harlei; Vítor, Valmir Lucas, Ernando e Egídio (Dudu Cearense); Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira (Iarley), Ramon e Ricardo Goulart; Walter (David). Técnico: Enderson Moreira
BARUERI (0): Rafael; Alex Santos (Anderson Cavalo), Alex Lima, Neto e Márcio Pit; Douglas Marques, Alê, Rafael Chorão e Thiago Brito (Thiago Elias); Marcelinho (Roninho) e Henrique Dias. Técnico: Roberto Cavalo
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO); Data: sábado, 10/11/2012, 16:20; Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM); Público: 39.865; Gols: Egídio 17 do 1º; Walter 16 e Dudu Cearense 42 do 2º; Cartão amarelo: Amaral e Alex Lima

Comentários