Respeito ao calendário

Paulo Pelaipe e Abel Braga já trataram de esquentar a partida de quarta-feira, que representa não tanto uma decisão de Campeonato Brasileiro, mas uma espécie de última chance para o Grêmio (2º, 56) tentar roubar o título que parece certo do Fluminense (1º, 65). Seria interessante, porém, que os dois tricolores pensassem antes em suas partidas deste domingo. Especialmente o gaúcho, que pega um adversário forte e precisa mais do resultado.

O holandês Seedorf fará sua primeira partida em Porto Alegre sem muito o que objetivar. A distância do Botafogo (8º, 40) para o G-4 é até maior que a do Grêmio para a liderança, e a fase botafoguense é bem pior que a gremista. Mesmo assim, é uma equipe que merece cuidados: tem bons jogadores, especialmente do meio para a frente. E vence bastante fora de casa: já ganhou cinco partidas como visitante neste Brasileirão. É bom não bobear.

Já o Flu, antes de pegar o Grêmio, tem a Ponte Preta (13º, 37), no Engenhão. Não é um desafio dos mais terríveis, mas ainda assim é jogo complicado. A derrota em casa para o lanterníssima Atlético-GO fez do time de Abel Braga um gato escaldado. Muito maduro, o Tricolor Carioca sabe que qualquer adversário neste Brasileirão pode pregar peças, onde quer que seja. Fora que a equipe, embora seja a de melhor campanha da história dos pontos corridos, sabidamente vem jogando um futebol no máximo razoável em termos de brilho. Poucos foram massacrados pelo Flu neste campeonato.

Portanto, Fluminense e Grêmio não têm dois aperitivos para o jogaço de quarta-feira. São duas decisões. Quem quer chegar a algum lugar no Brasileiro sabe que todo jogo vale, na tabela, a mesma coisa.

Atlético-MG (3º, 56) x Sport (17º, 27): goleado pelo Inter em sua pior atuação do ano, o Galo tenta recuperação contra o time que vive tecnicamente seu pior momento no Brasileiro. O Sport sofreu duas goleadas e uma derrota incontestável em casa nos últimos três jogos. Chance para o time de Cuca encurtar a diferença para o Flu e até roubar a vice-liderança do Grêmio, que tem jogo complicado em casa.

Santos (10º, 38) x Vasco (4º, 50): hoje, o G-4 pode mudar. Há exatamente um turno ele é o mesmo: Galo, Flu, Grêmio e Vasco. O time carioca vai a Santos enfrentar um Peixe que vem em bom momento. Jogo bem difícil. E o São Paulo tem barbadinha em casa...

São Paulo (4º, 49) x Figueirense (19º, 25): um dos times que vive melhor momento no Brasileirão, o São Paulo tem a mais absoluta necessidade de confirmar os três pontos e tentar entrar no G-4. Caso consiga, será a primeira vez de um paulista entre os quatro melhores desde que o certame iniciou, em maio.

Náutico (11º, 37) x Palmeiras (18º, 26): mais um jogo da inglória luta alviverde para escapar do rebaixamento. Vencendo nos Aflitos, tarefa difícil, o Palmeiras obrigatoriamente encurta a diferença para a saída da zona fatal, já que Coritiba e Bahia se enfrentam no Couto Pereira. Mesmo assim, é complicado. Tanto vencer em Pernambuco como escapar de cair.

Coritiba (15º, 35) x Bahia (16º, 35): mesmo com uma tranquilidade de 8 pontos em relação à zona de rebaixamento, Coxa e Bahia duelam em clima de decisão no Couto Pereira. Afinal, eles são os dois últimos que não estariam caindo. O primeiro alvo de Sport e Palmeiras são eles. Mas quem vencer hoje praticamente dá adeus às chances de cair.

Ontem
Dois amistosos de luxo terminaram empatados em 1 a 1: Flamengo (14º, 36) x Cruzeiro (9º, 40), em jogo movimentado no Rio de Janeiro, e Portuguesa (12º, 37) x Corinthians (7º, 43), em partida fraca no Canindé.

Comentários