Quatro pontos em cinco minutos

Em uma questão de cinco minutos, o Grêmio viu o Campeonato Brasileiro de 2012 lhe escorrer pelas mãos. Eram 39 minutos do segundo tempo no Olímpico quando a distância para o Fluminense caía de nove para sete pontos. Ainda grande, mas o suficiente para animar a equipe a jogar no Rio de Janeiro nesta quarta e tentar buscar uma vitória que diminuísse para apenas quatro pontos a distância. Uma réstia de esperança, que se foi nos gols de Gum e Bruno Mendes.

Muito desfalcado, o Grêmio não conseguiu dominar o Botafogo em nenhum momento da partida. Mas não jogou mal: foi um jogo bom e equilibrado. O time gaúcho tinha a insistência, mas parava num adversário de qualidade (e que, pelos jogadores que tem, poderia estar acima deste 8º lugar atual), que só não incomodava mais porque Oswaldo de Oliveira inexplicavelmente entrou sem ataque em campo. Márcio Azevedo fez um ótimo trabalho na marcação a Leandro, um dos bons duelos do jogo. Luxemburgo demorou a invertê-lo de lado. Contra Lucas, que apoia melhor do que marca, poderia ter tido mais sucesso, além de parar uma saída importante de ataque do time carioca.

Passada a pressão inicial normal, o Botafogo começou a tocar a bola ofensivamente, jogando de igual para igual mesmo. Sem o lesionado Souza, a tentativa gremista foi colocar Léo Gago no intervalo. Em uma cobrança de falta espetacular, veio o 1 a 0. Que invertia os papéis dentro de campo: cabia ao Grêmio segurar a vantagem e ao Botafogo tentar o empate. Sem estar preparado para se defender, o Tricolor penou. Oswaldo encheu seu time de opções ofensivas, rondava muito a área gaúcha, mas não havia chances claras de empate.

Luxa, por sua vez, recuou demais o Grêmio. Aos 30 minutos do segundo tempo, o time estava igual ao que enfrentou a pressão do Palmeiras no Pacaembu: embora com Leandro em campo, Zé Roberto era o homem mais adiantado. E não havia mais substituições a fazer. Chamou o Botafogo para cima e, se sofresse o gol, dificilmente teria condições de buscar. Verdade que as trocas até melhoraram a contenção. Nestes 15 minutos finais, o Fogão quase não criou nada em termos ofensivos, e os contra-ataques gaúchos eram perigosos. Mas houve um vacilo, onde, provavelmente por orientação, ninguém quis fazer falta em Bruno Mendes próximo à àrea, devido à qualidade de Seedorf e Andrezinho como cobradores. Só que a cautela foi excessiva: ele driblou três marcadores e foi muito feliz no chute. Não havia mais tempo para reação.

O empate é trágico para as pretensões de título do Grêmio. O clima na saída do Olímpico era de velório: em pouquíssimo tempo, a possibilidade de encostar no Fluminense não só foi embora como se esvaiu com o empate botafoguense. A rodada foi terrível: enquanto seus dois principais rivais de tabela venceram no último minuto de seus jogos, o Grêmio deixou a vitória escapar no último minuto de seu jogo. O que parecia ótimo ficou horrível. Isso explica a imensa frustração.

Resta a vaga na Libertadores, que não é pouco. A Sul-Americana precisa ser prioridade quando afunilar, pois é a última chance de título no último ano do Estádio Olímpico. No Brasileirão, manter-se firme dentro do G-4 e brigar com o Atlético-MG pela vaga direta no maior torneio do continente são as metas. Contra o Flu, volta Kléber e, possivelmente, Elano, Marcelo Moreno e Fernando. Sem vários titulares, o time conseguiu sete pontos nos últimos três jogos, o que é ótimo. Impossível é o que o Fluminense vem fazendo.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012 - 30ª RODADA
GRÊMIO (1): Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Souza (Léo Gago), Marco Antônio, Marquinhos (Rondinelly) e Zé Roberto; Leandro e André Lima (Vílson). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BOTAFOGO (1): Renan; Lucas, Dória, Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Elkeson); Gabriel, Renato (Bruno Mendes), Andrezinho, Vítor Júnior (Seedorf) e Fellype Gabriel; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 14/10/2012, 18h30; Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP); Público: 31.950; Renda: R$ 704.331,00; Gols: Léo Gago 5 e Bruno Mendes 44 do 2º; Cartão amarelo: Andrezinho

Comentários

Lique disse…
pior que nao dá nem pra começar a falar penalti nao marcado do sport, que foi praticamente o mesmo penalti, aí sim, marcado, para o flu. e aquela falta ESCANDALOSA invertida contra a ponte preta. o grêmio bobeou afu, como em outros momentos desse campeonato. poderia ser campeao fácil, sendo ainda melhor que esse flu tao incensado.
Franke disse…
O Grêmio cresceu muito esse ano, mas padece do mal de frustar rara, mas muito eficazmente, seu torcedor. Quando a torcida mais acreditou, embalada por resultados ótimos fora de casa, o Olímpico assistiu a desempenhos ruins: derrota para Palmeiras, derrota para Portuguesa, empate com Santos, empate com Botafogo. Deslizes ocorrem, mas foram muitos. São jogos que o time que é campeão DÁ UM JEITO DE GANHAR. Mas tudo bem: frustar-se com o não-título hoje é esquecer o início de ano pavoroso. Estamos melhor que ano passado, e é isso o que mais importa. O avanço se dá aos poucos.