Os três primeiros desgarram

Assim como no Campeonato Brasileiro, nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2014 os três primeiros colocados começam a abrir vantagem dos demais. Além da grande vitória da Argentina (1º, 17) sobre o Uruguai (4º, 12), colombianos e equatorianos obtiveram grandes resultados ontem, no fechamento do primeiro turno.

A Colômbia (2º, 16) fez 2 a 0 no decepcionante Paraguai (9º, 4) e parece próxima de retornar a um Mundial, o que não ocorre desde 1998. Já o Equador (3º, 16), que disputou dois dos últimos três, está perto de voltar ao cenário internacional. Obteve uma importantíssima vitória em confronto direto com o Chile (5º, 12): 3 a 1. Já o Peru (7º, 8) ficou num fraco 1 a 1 com a Bolívia (8º, 5), mas não pode ser descartado.

Se três seleções fecham o primeiro turno em alta, a briga pela quarta vaga e pela disputa da repescagem promete ser intensa. Com campanha abaixo do que se espera, o Uruguai corre riscos. O Chile, hoje, estaria na repescagem, mas muito ameaçado pela Venezuela (6º, 11). O Peru, três pontos atrás dos venezuelanos, ainda está vivo. Bolívia e Paraguai sim, estão longe da Copa.

Europa
O maior destaque foi o massacre da Alemanha sobre a Irlanda: 6 a 1, em Dublin. A Espanha, fora de casa, fez 4 a 0 na Bielorrússia. Também fora, a Itália teve dificuldades, mas bateu a Armênia por 3 a 1. A Inglaterra cumpriu o dever e goleou San Marino por 5 a 0. Já Portugal levou 1 a 0 da Rússia. Derrota importante em confronto direto.

Concacaf
Estados Unidos e Guatemala venceram seus jogos e, com um empate amigo na última rodada, garantem vaga no hexagonal final. O maior resultado da sexta-feira foi obtido pela Costa Rica: venceu El Salvador, fora de casa, por 1 a 0. Resultado importantíssimo em confronto direto, que praticamente lhes dá vaga na fase decisiva.

Comentários

Rodrigo Cardia disse…
Teve também a vitória da Romênia fora de casa por 1 a 0 sobre a Turquia: 100% de aproveitamento, e nenhum gol sofrido! HAI ROMANIA!!! \o/