O virtual campeão

Cinco anos depois, o Campeonato Brasileiro deve voltar a ter um campeão por antecipação. Desde 2007 isso não ocorre. Isto porque nenhum time se parece mais com os de Muricy Ramalho nos últimos tempos quanto este Fluminense de Abel Braga em 2012. A campanha é espetacular, porque o elenco é espetacular. O desempenho em campo, no entanto, não condiz com um aproveitamento de quase três quartos dos pontos que disputa. A equipe não enche os olhos, mais se defende do que propõe o jogo, mas é perfeita em sua estratégia. E tem muita qualidade técnica.

Ontem foi mais um resultado excepcional. O Bahia (15º, 35) é um dos melhores times do returno. Dominou o primeiro tempo, criou várias chances de gol, mas as desperdiçou. O Fluminense quase nunca as desperdiça. Fred ontem não fez o dele, embora seja o cara no ataque. Mas Diego Cavalieri é quase sempre milagreiro. Ambos disputam o posto de craque do campeonato. Pois são eles, basicamente, que estão decidindo a competição - embora Wellington Nem, na frente, seja um demônio, peça importantíssima e eficientíssima para quem vive dos contragolpes como este Flu.

Com 65 pontos, o time de Abelão praticamente já é campeão brasileiro. O Atlético-MG (2º, 56) precisa tirar um ponto por rodada a partir de agora. São 19 vitórias e só duas derrotinhas. Quatro triunfos consecutivos. A briga, agora, é com o São Paulo de 2006, que fez 78 pontos e tem a melhor campanha dos pontos corridos com 20 clubes. Se fizer 83, supera em aproveitamento o Cruzeiro de 2003, maior campeão desde que a fórmula atual foi adotada. Com mais cinco vitórias, supera as 23 do São Paulo em 2007. O Flu, agora, disputa um campeonato com ele próprio, contra os recordes. E pode bater todos. Tem cacife e números para tal.

Rio de Janeiro: a briga pelo G-4 esquentou de vez. Com uma grande vitória por 2 a 0, o São Paulo (5º, 49) encostou de vez no Vasco (4º, 50), gols de Luís Fabiano e Osvaldo. O time paulista vem em franca ascensão. Cabe ao Grêmio (3º, 53) vencer o Sport (17º, 27) hoje para não ficar a perigo como os cruz-maltinos.

São Paulo: jogando solto, o Corinthians (7º, 42) vai mantendo o ritmo competitivo e crescendo coletivamente à medida que o Mundial vai chegando. Postura perfeita. Ontem, teve espírito para virar o jogo sobre o Flamengo (14º, 35), que pode entrar numa zona perigosa se o Sport ganhar do Grêmio hoje à noite.

Rio de Janeiro: o Botafogo (8º, 40) deu adeus às suas já pequenas chances de Libertadores ao levar 2 a 0 em casa do Santos (10º, 38). Os gols foram de Miralles e André.

Varginha: sete jogos depois, o Cruzeiro (9º, 39) voltou a vencer. Fez 2 a 0 na Portuguesa (13º, 36), gols de Souza e Montillo, e deixou para trás qualquer possibilidade mínima de cair. Mas falar em Libertadores é delírio.

Campinas: a Ponte Preta (12º, 37) precisava vencer, e venceu. Fez 2 a 1 de virada no Náutico (11º, 37), do jeito que deu, e deixou para trás a zona de perigo. Douglas Santos abriu o placar para os pernambucanos, mas Marcinho e Rildo viraram.

Florianópolis: no jogo dos quase rebaixados, o Figueirense (19º, 25) jogou o Atlético-GO (20º, 20) ainda mais na lama e venceu por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA
BAHIA (0): Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder (Fabinho) e Gabriel; Zé Roberto (Cláudio Pitbull) e Elias (Lulinha). Técnico: Jorginho
FLUMINENSE (2): Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Deco (Wagner); Wellington Nem (Marcos Júnior), Fred e Rafael Sobis (Samuel). Técnico: Abel Braga
Local: Estádio Pituaçu, Salvador (BA); Data: quarta-feira, 10/10/2012, 19h30; Árbitro: Raphael Claus (SP); Público: 21.993; Renda: R$ 504.780,00; Gols: Bruno 13 e Rafael Sobis 29 do 2º; Cartão amarelo: Diones, Marcelo Lomba, Gabriel, Titi, Deco e Wellington Nem

Comentários