O Grêmio contra colombianos

Esta é a primeira vez que o Grêmio enfrentará o Millonarios por uma partida oficial em competições sul-americanas. Será também o primeiro jogo do Tricolor contra um adversário da capital Bogotá. Mas são as únicas novidades: viajar à Colômbia é uma constante na vida gremista em partidas internacionais. Na América do Sul, nenhum país enfrentou tanto o time da Azenha quanto ela. O retrospecto é equilibrado: 7 vitórias, 4 empates e 7 derrotas em 18 jogos. Ao todo, foram 3 confrontos eliminatórios: o Grêmio ganhou 1 e perdeu 2.

Libertadores 1983: no triangular semifinal, Grêmio e América de Cali caíram num grupo com o Estudiantes. O time gaúcho foi o campeão da chave (e do torneio). Contra o América foram dois jogos: derrota por 1 a 0 na Colômbia, a única da campanha, e vitória por 2 a 1 no Olímpico, gols de Caio e Osvaldo.

Libertadores 1995: novamente uma campanha de título que passa por um colombiano. Desta vez o adversário foi o Atlético Nacional, na grande decisão. Vitória gremista por 3 a 1 em casa, gols de Marulanda (contra), Jardel e Paulo Nunes, e empate em 1 a 1 em Medellín, com Dinho marcando o gol do título.

Libertadores 1996: o Grêmio acabou eliminado pelo América de Cali nas semifinais. Ganhou por 1 a 0 no Olímpico, gol de falta de Goiano, mas levou 3 a 1 de virada na Colômbia. Paulo Nunes fez o gol gremista no Estádio Pascual Guerrero. O zagueiro Bermúdez, com dois gols, foi o herói da partida.

Supercopa 1997: a última edição da Supercopa reuniu grupos na primeira fase, em vez de mata-mata sempre. O Grêmio caiu na chave com Peñarol, Estudiantes e Atlético Nacional. Contra o rival da final da Libertadores de 1995, a equipe levava 2 a 0 no Olímpico, mas Beto fez dois e deixou tudo igual. Em Medellín, o time de Hélio dos Anjos saiu ganhando, com gol de Arce, mas cedeu a virada e perdeu por 3 a 1.

Libertadores 2003: mais uma eliminação para um colombiano, desta vez o modesto Independiente de Medellín, do meia Molina. No Olímpico, a equipe visitante esteve à frente duas vezes, mas cedeu o empate em ambas: 2 a 2, com Rodrigo Fabri e Gilberto fazendo os gols gremistas. No Atanásio Girardot, estádio que viu o bi da América em 1995, o Grêmio levou 2 a 1, em duas falhas de Danrlei. Anderson Lima fez o gol da equipe, cobrando falta de forma perfeita.

Libertadores 2007: foram quatro jogos contra colombianos na primeira fase de um grupo que incluía, ainda, o Cerro Porteño. Contra o Cucuta, empate sem gols em Porto Alegre e derrota por 3 a 1 fora de casa. Contra o Tolima, derrota por 1 a 0 na Colômbia e vitória pelo mesmo placar no Olímpico.

Libertadores 2009: contra o Boyacá Chicó, o Grêmio obtém sua primeira vitória em solo colombiano: 1 a 0, gol de Souza. No Olímpico, goleada de 3 a 0, dois de Souza e um de Léo. Os dois jogos valeram pela primeira fase.

Libertadores 2011: o adversário foi o Atlético Junior, novamente na primeira fase. Em Barranquilla, derrota por 2 a 1, de virada. Em Porto Alegre, Grêmio 2 a 0, gols de Lúcio e Borges.

Comentários