Favorito a perigo

A altitude de La Paz ajuda a explicar, claro. Mas não serve de desculpa para mais uma péssima exibição do Uruguai (5º, 12), que não vence há cinco jogos e só ganhou uma das últimas dez partidas que disputou. Em casa, os bolivianos perderam para Colômbia (3º, 16) e Chile (6º, 12). Até mesmo o fraco Peru (8º, 8) arrancou um empate no Hernando Siles. Foi a segunda goleada seguida sofrida pela Celeste, a terceira nos últimos quatro jogos. Foram 12 gols sofridos nos jogos contra Colômbia, Equador (2º, 17), Argentina (1º, 20) e Bolívia (7º, 8).

Todos estes dados são assustadores, mas nenhum é pior do que o fato de o Uruguai, melhor time sul-americano na Copa de 2010 e atual campeão continental, estar, pela quarta vez seguida, ocupando a vaga da repescagem. O desempenho é de queda livre. O ano de 2012 foi péssimo e comprometedor, mas terminou na hora certa para Oscar Tabárez. Até o jogo contra o Paraguai (9º, 7), no Centenário, serão cinco meses.

São 150 dias para pensar numa solução, que pode ser com estes mesmos nomes que vêm atuando juntos desde 2010. Forlán, com 33 anos pode já estar entrando mesmo em declínio, mas é cedo para dizer que Suárez e Cavani, com 25, estão nesta fase da carreira. Pelo contrário, estão no auge. E podem queimar muito mais lenha do que vêm conseguindo. Colocar o craque do Napoli no banco, ontem, não foi uma boa ideia. A Celeste precisa se reinventar, ou cometerá o fiasco de ficar de fora de uma Copa do Mundo onde tinha tudo para ser uma das grandes atrações. Não só por ser uma das melhores seleções do planeta, mas por toda a história que construiu neste mesmo cenário, em 1950.

Presença certa em 2014 é a Argentina, que venceu o Chile por 2 a 1, em Santiago, e manteve-se firme na ponta, com 20, oito à frente do quinto colocado. A Venezuela (4º, 12) entrou na zona de classificação, algo impensável uma década atrás. A briga pelas outras vagas será acirrada, embora Equador e Colômbia estejam bem encaminhados.

Europa
As duas melhores seleções do mundo entregaram a rapadura no final. A Espanha vencia a França até os 48 do segundo tempo, mas cedeu o 1 a 1. Já a Alemanha deu fiasco: ganhava por 4 a 0 da Suécia em casa, mas relaxou e permitiu o 4 a 4. Um cochilo, certamente: contra a normalmente sólida Irlanda, os alemães fizeram 6 a 1 em Dublin. Goleariam a Suécia também. Com mais força mental, formariam a melhor seleção do mundo. É o que falta aos germânicos, conhecidos historicamente por serem mentalmente imbatíveis.

ELIMINATÓRIAS 2014 - AMÉRICA DO SUL - 10ª RODADA
BOLÍVIA (4): Galarza; Centeno, Raldés e Gutiérrez; Bejarano, Azogue (Meleán), Cardozo, Chumacero e Mojica (Campos); Saucedo e Marcelo Moreno (Arce). Técnico: Xabier Azkagorta
URUGUAI (1): Muslera; Maxi Pereira (Cavani), Victorino, Scotti e Álvaro Pereira; Arévalo, Gargano (Lodeiro), González e Rodríguez; Forlán (Fernández) e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz (BOL); Data: terça-feira, 16/10/2012, 17h; Árbitro: Victor Rivera (PER); Gols: Saucedo 5 e Mojica 26 do 1º; Saucedo 5 e 9 e Suárez 35 do 2º; Cartão amarelo: Chumacero, Maxi Pereira e Álvaro Pereira

Comentários

Lourenço disse…
Se a Venezuela for para a Copa, sugiro convocarem o goleiro Dudamel, com a camisa 22, como homenagem. Ele tomou muitas goleadas e abriu caminho para essa nova geração. Na hora do filé, ele merece estar presente.