Decisão, sim, mas não entre eles

É tentador tornar o jogo de hoje à noite ainda mais atraente do que ele já é, e dizer que se trata da decisão do título brasileiro. Mas não é bem o caso: o Grêmio (3º, 57) está muito longe do Fluminense (1º, 68). Mesmo que vença no Engenhão, algo possível de acontecer, continuará distante. E mesmo que derrote o Coritiba no fim de semana e veja o Flu perder para o Galo, permanecerá cinco pontos atrás. Ou seja, ainda inalcançável. Vale pela Libertadores e pela vice-liderança gremista, e pela confirmação do quase título do Flu. Objetivos diferentes para times diferentes, e nada de briga direta entre um e outro.

Mesmo atuando no Rio de Janeiro, imagino o Fluminense esperando e o Grêmio indo para cima. Esta é a postura habitual de ambos no Campeonato Brasileiro. O time de Vanderlei Luxemburgo é acostumado a adotar atitude propositiva sempre, mesmo fora de casa, e essa é uma das explicações para a grande campanha que vem fazendo. A equipe de Abel Braga, por sua vez, costuma esperar o adversário e matar o adversário na velocidade de Wellington Nem e no oportunismo de Fred. Ambos os times são ótimos em suas propostas. Por isso o jogo de hoje tem tudo para ser excepcional. E por isso duvido que o time da casa exerça pressão, como normalmente ocorre em 95% dos jogos que vemos mundo afora.

Acredito na volta de Fernando, mas duvido que Souza e Marcelo Moreno joguem. O primeiro, por estar ainda descontado; o segundo, por ter atuado em 56 dos 90 minutos da partida da Bolívia ontem. Leandro e Kléber é uma boa alternativa de dupla de ataque para hoje. André Lima se verá em meio a dois zagueiros altos e ótimos por cima. Poderá ser facilmente anulado assim. Com Leandro, ganha-se opção de velocidade contra os laterais, que são o que se pode forçadamente se chamar de "ponto fraco" do ótimo sistema defensivo carioca. E, por baixo, Kléber tende a levar vantagem sobre Gum e Digão.

Santos (9º, 41) x Atlético-MG (2º, 59): jogo interessantíssimo na Vila Belmiro. O Peixe vem em alta, vencendo seus últimos jogos, e o Galo precisa da vitória para manter um fio de esperança no título.

Internacional (6º, 45) x Figueirense (19º, 25): jogo baixo-astral no Beira-Rio, que não deve receber mais que 5 mil torcedores. Inter e Figueirense não conquistarão seus objetivos no Brasileirão, todos sabemos disso. Ao menos, podemos esperar um jogo aberto, pois ambos pensam em vitória. Os catarinenses, por sinal, devem vir com apenas um volante justamente por isso. Podem ser goleados.

Cruzeiro (11º, 40) x Corinthians (7º, 43): mais dois times que nada têm a fazer no Brasileirão.

Coritiba (12º, 38) x Náutico (10º, 40): em ascensão, o Coxa joga para conquistar sua quarta vitória consecutiva e ultrapassar o Náutico. Ninguém aí corre mais risco algum.

Portuguesa (13º, 37) x Flamengo (15º, 36): é forçado falar em "decisão", mas ninguém aí pode bobear, especialmente o Flamengo. Afinal, quem perder pode já ficar a duas vitórias do Sport. Mas duvido que um dos dois corra risco de cair ainda.

Bahia (16º, 35) x Palmeiras (18º, 26): aqui sim, temos uma decisão. O Bahia já não exibe a mesma forma de algumas rodadas atrás e é o primeiro que não estaria caindo. O Palmeiras, com uma vitória hoje, ficaria a seis pontos de distância do Tricolor. Mas, perdendo, assina definitivamente seu atestado. O Bahia tem a chance de enterrar o Verdão e se livrar de vez. Clima promete ser pesado no Pituaçu.

Comentários