Utopia e realidade

Fernandão estipula uma meta que o Internacional não vai conseguir alcançar. Aliás, nem precisa alcançar, se o objetivo é Libertadores. Terminar o campeonato com 70 pontos significa fazer mais 30 nos 12 jogos que faltam. São dez vitórias e duas derrotas. Ou nove vitórias e três empates, sem direito a derrotas. É provável que 64 pontos já deem um lugar no G-4. Faltam 24 para o Colorado em 12 jogos. Bem menos que 30, mas ainda assim difícil e improvável de um time tão irregular quanto o Inter alcançar.

Para chegar à Libertadores, a missão já começa complicada, fruto de pontos perdidos em casa, como contra o Sport: vencer um e empatar o outro dos dois jogos fora de casa, contra Cruzeiro e Santos. A seu favor, o Inter tem vários pontos hoje à noite: a decadência cruzeirense, o fato de o jogo não ser em Belo Horizonte e a possibilidade de repetir a escalação da vitória sobre o Bahia, algo ainda inédito para Fernandão.

É mesmo um jogo bom para vencer fora de casa. Só não dá para se enganar com a vitória da semana passada. Aliás, é bom mesmo que venham os três pontos: o Vasco, alvo de todos que querem G-4, recebe hoje o quase rebaixado Figueirense. Subir a distância para 6 ou 7 pontos, há 11 rodadas do fim, seria quase um fim de linha para Fernandão e companhia.

Outros jogos
A campanha irregular nas últimas rodadas obriga o Atlético-MG a vencer a Portuguesa hoje, no Canindé, para não ver o Fluminense se distanciar de vez na tabela. Mas o jogo mais dramático do sábado deve ocorrer mais tarde, às 21h, no Pacaembu: Palmeiras x Ponte Preta, onde a obrigação é toda do Verdão, que ainda respira por aparelhos.

Série B
Criciúma e Goiás deram importantes passos ontem para subir. O Tigre fez 2 a 0 no CRB, em Maceió, e subiu para 56 pontos. Já os esmeraldinos golearam o Guaratinguetá, também fora de casa, por 3 a 0, e foram a 52. A vitória do Paraná por 2 a 1 sobre o São Caetano pode colocar o Atlético-PR no G-4 hoje à tarde. Basta o Furacão derrotar o quase rebaixado Bragantino, no Marcelo Stefani.


Comentários