Todo mundo perto na América

Tirando Peru (7º, 7), Bolívia (8º, 4) e Paraguai (9º, 4), todo mundo tem chance de ir à Copa pela América do Sul. Da líder Argentina (14 pontos) à 6ª colocada Venezuela (11), que nem estaria indo ao Mundial atualmente, a distância é de apenas 3 pontinhos. Mesmo antes da metade da competição, todos os jogos assumem um caráter decisivo: pegar um adversário direto é importante para não deixá-lo somar pontos; pegar um dos três lanternas é obrigação de vitória, e quem tropeça contra eles inevitavelmente deixa dois pontos para trás em vez de ganhar um.

Nesta rodada dupla de setembro, a grande beneficiada foi a Colômbia (2º, 13). Primeiro, goleou o Uruguai (4º, 12) por 4 a 0, depois fez 3 a 1 em cima do Chile (5º, 12), em Santiago. Ganhou de dois concorrentes diretos, que entraram setembro como líder e vice-líder da competição. Os chilenos folgaram na rodada de sexta, e não pontuaram. Já os uruguaios, além de perderem para os colombianos, só empataram ontem com o Equador (3º, 13), em Montevidéu: 1 a 1, mau resultado diante das circunstâncias. A Celeste já esteve mais firme em sua caminhada.

A líder Argentina, que aparentemente foi uma das melhores na rodada dupla, acabou deixando de somar dois pontos: cumpriu a obrigação diante do Paraguai, com um 3 a 1 sólido em Buenos Aires, mas empatou fora de casa com o fraco Peru, 1 a 1. Era para fazer 6 pontos nestes 2 jogos e disparar, mas fez apenas 4 e está no bolo com as demais equipes.

Quem realmente parece que não vai jogar no vizinho Brasil é o Paraguai, presente nas últimas quatro Copas do Mundo. Além de perder para a Argentina na estreia em partidas oficiais de Gerardo Pelusso, levou 2 a 0 em casa da Venezuela, resultado inadmissível para quem quer começar uma reação rumo a dias melhores.

Europa
Nesta terça, praticamente todas as favoritas ganharam, mas com dificuldades. A Espanha fez 1 a 0 na Geórgia fora de casa, a Itália "goleou" Malta por 2 a 0, a Alemanha venceu a vizinha Áustria fora por 2 a 1, a Holanda goleou a Hungria fora por 4 a 1, a França fez 3 a 1 na Bielorrússia e Portugal fez sofridos 3 a 0 no Cazaquistão. Só a Inglaterra não ganhou - aliás, por pouco não perdeu: jogando em casa, arrancou um empate no finzinho das mãos da Ucrânia: 1 a 1.

Na Concacaf, o México está garantido no hexagonal final com duas rodadas de antecedência. Situação parecida vive o Japão na Ásia.

FICHA TÉCNICA
URUGUAI (1): Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Álvaro Pereira (González); Pérez (Rodríguez), Arévalo Ríos (Gargano) e Ramírez; Forlán, Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez
EQUADOR (1): Domínguez; Reasco, Erazo, Campos e Walter Ayoví; Minta, Castillo, Saritama (Ibarra) e Valencia; Benítez (Achillier) e Caicedo (Jaime Ayoví). Técnico: Reinaldo Rueda
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU); Data: terça, 11/09/2012, 18h30; Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai); Gols: Caicedo (pênalti) 8 do 1º; Cavani 22 do 2º; Cartão amarelo: Lugano, Álvaro Pereira, Ramírez, Suárez, Domínguez, Campos, Minda e Benítez; Expulsão: Valencia

Comentários