Show, tensão e vice-liderança

Quem viu o começo do jogo desta noite no Olímpico não poderia imaginar um final tão dramático. O Grêmio amassou o Atlético-GO nos primeiros 20 minutos de jogo, fez dois gols, criou várias outras chances e deu pinta de que golearia com facilidade. A partida teria desenrolar bem diferente do que parecia em seu início, mas o importante, mesmo, foi a vitória, que mantém o Tricolor na briga pelo título e já o faz ultrapassar o Fluminense, mesmo que por 24 horas.

O Grêmio fez aquilo que não conseguira contra Sport, Bahia e Portuguesa: encurralou o adversário fraco contra o seu campo de defesa e fez do gol uma mera questão de tempo. A partida se assemelhava ao massacre contra o Figueirense, com a diferença de um Olímpico absolutamente lotado ao lado da equipe desta vez. Em quatro minutos, duas chances já haviam sido desperdiçadas. Aos nove, Elano fez 1 a 0, cobrança perfeita de falta.

Do primeiro ao segundo gol, o Grêmio viveu seu melhor momento no jogo. Tudo funcionava perfeitamente, e o Dragão mal conseguia tocar na bola. Aos 12, uma jogada coletiva espetacular envolvendo Souza, Elano, Leandro, Zé Roberto e André Lima, no mais perfeito toco y me voy, quase acaba no segundo gol. A volúpia era tão grande que o 2 a 0 veio em seguida, em jogadaça de Zé Roberto finalizada, mais uma vez, por Elano.

Só que o gol do Atlético-GO (em uma falta que não existiu, cabe lembrar) o pôs novamente no jogo. Já sem o ritmo inicial, o Grêmio seguia dominando, mas via a equipe goiana ameaçar esporadicamente. A saída do atacante Wesley para a entrada do zagueiro Diego Giaretta emparelhou a partida de vez. Com três defensores, a equipe goiana se defendeu melhor e parou de sofrer com as chegadas gremistas. Leandro, por exemplo, sumiu do jogo.

Mais estável em campo, o Dragão fez um segundo tempo de igual para igual com o Grêmio. Após um começo melhor da equipe gaúcha, o time visitante criou algumas boas chances. As entradas de Marco Antônio e Rondinelly no lugar dos cansados Elano e Leandro, porém, deu novo gás ao meio gremista, que conseguiu sustentar a vantagem.

Foi uma atuação irregular do Grêmio, que alternou grandes momentos com instantes de algum pavor. Mas a vitória é indiscutível, e a campanha também. Ninguém ganhou tantos jogos quanto o Grêmio neste Brasileiro. A equipe de Vanderlei Luxemburgo termina a quarta-feira na vice-liderança. A distância para o Atlético-MG diminui a cada dia, e o Fluminense, ao menos até às 21:00 desta quinta, ficou para trás. O Grêmio sofreu, é verdade, mas conquistou um resultado importantíssimo e com autoridade, apesar da diferença mínima. O time encorpa. E entra de vez na briga pelo tricampeonato.

Em tempo:
- Fazer promoção para receber a torcida e deixar milhares de pessoas de fora por superlotação é um absurdo. Coisa de décadas passadas, mas que segue se repetindo no futebol gaúcho. É bom a Dupla Gre-Nal nunca minimizar a força de sua torcida. Hoje, mais de 50 mil tiveram a ideia de ir ao Olímpico, mas só 46 mil (maior público do Brasileirão) conseguiram entrar. Quem ficou de fora não participa de promoções deste tipo tão cedo. Desrespeito e despreparo total.

- É impressionante o preparo físico que o Grêmio tem exibido. A equipe conseguiu realizar uma marcação em pressão na saída de bola do Atlético-GO em praticamente todo o jogo. Os jogadores não desistem de nenhuma jogada antes de tentar retomar a bola. Foco de time que chega.

- Zé Roberto fez um grande primeiro tempo, mas pecou pelo preciosismo em mais de um lance no segundo.

GRÊMIO (2): Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Marco Antônio) e Zé Roberto; Leandro (Rondinelly) e André Lima. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
ATLÉTICO-GO (1): Márcio; Marino, Gustavo, Reniê e Eron (Alexandre); Carlos, Dodó, Ernandes e Danilinho; Wesley (Diego Giaretta) e Ricardo Bueno (Patrick). Técnico: Jairo Araújo
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: quarta-feira, 05/09/2012, 20h30; Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC); Público: 46.309; Renda: R$ 559.923,00; Gols: Elano 9 e 19 e Marino 24 do 1º; Cartão amarelo: Fernando, Werley, Gustavo, Ernandes e Alexandre

MELHOR EM CAMPO
Elano (Grêmio): autor de dois gols que decidiram o jogo, Elano é o grande nome deste Grêmio quem vem forte para brigar pelo Brasileirão. Dá muita qualidade e fluidez às jogadas de meio-campo e possui categoria ímpar. Enquanto teve pernas, deu show.


Comentários

Luiz Paulo Teló disse…
Eu proponho a CPI do Zé Roberto. Este cara não tem 38 anos.
Vine disse…
Gostei da ideia da CPI hahahahaha

Se deu emoção só ouvindo, imagino assistindo o jogo no segundo tempo...

O Atlético tá caindo, heinhô?
Anônimo disse…
Estou comentando aqui a esta hora pois ainda não consegui baixar o nervosismo. Jesus, precisava ser tão sofrido? Leandro, Zé Roberto e Werley (esse bem no final) perderam uns gols que deixaram todo mundo tenso até o final.

Sobre os incidentes, o Grêmio acabou de divulgar esta nota:

http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=15043&language=0

Que sirva de lição para que planejem melhor essas promoções, sem deixar de fazê-las.

Tiago




Igor Natusch disse…
Tá difícil lidar com a ideia de que PODE SER QUE DÊ. É complicado demais essa coisa de ter expectativa.

O Grêmio, tirando a média, jogou mal. Mas estamos em um momento onde pouco interessa, no fundo, o desempenho do time: o negócio é somar pontos. E o Grêmio está somando pontos.

Empatar com o Corinthians no sábado é BOM RESULTADO.

E só um comentário breve, aproveitando que o Grêmio venceu e ninguém vai me chamar de oportunista: que juiz fraco o de ontem. Verdade que o Inter foi BEM MAIS garfado (o pênalti, por ex, foi claríssimo), mas o cidadão que apitou ontem no Olimpíco é simplesmente um incompetente. Que coisa enervante o cara apitando faltas inexistentes para se FURTAR de conduzir o jogo.
Vicente Fonseca disse…
Concordo quanto à incompetência do árbitro de ontem, Igor. Colocar um novato (ele nunca tinha apitado nenhum jogo neste Brasileiro) para apitar jogo de time que disputa o título contra um que disputa a permanência na primeira divisão é irresponsabilidade.

Só discordo quanto à clareza dos pênaltis do jogo do Inter e quanto à atuação do Grêmio. Na média, acho que a equipe foi bem ontem. Mesmo no segundo tempo, que foi mais parelho, teve bem mais chances claras que o Dragão, que chegou duas vezes com perigo lá pelos 30 minutos, além daquela chance no finzinho.

E empate, sim, é bom resultado contra o Corinthians. Vale lembrar que o Atlético-MG perdeu e o Flu empatou em casa com o Timão recentemente.