Quase um turno depois

Era previsível que o Atlético-MG fosse dar uma diminuída no ritmo. Ontem perdeu, após quase um turno inteiro invicto. A queda é natural, e nada tem a ver com o algo como o "time não tem qualidade para disputar o título" ou qualquer pensamento mágico do tipo "o Galo não ganha o Brasileiro há 40 anos e sempre entrega". É, simplesmente, impossível manter mais de 80% de aproveitamento num campeonato como o Brasileiro. Aos poucos, a equipe mineira vai ficando com uma pontuação normal, e a briga pelo título vai embolando.

A rodada deste fim de semana foi ótima para a Dupla Gre-Nal. O Grêmio avançou em relação ao Atlético-MG e não perdeu terreno para o Fluminense mesmo jogando fora de casa e com um homem a menos durante 75 dos 90 minutos contra o Palmeiras. O Inter cumpriu o dever de casa e ainda viu o São Paulo ser surpreendido pelo Bahia. Só não foi perfeito, tanto para colorados como para gremistas, porque o Vasco derrotou a Portuguesa, sábado, por 2 a 0.

A disputa da liderança envolve, no momento, três clubes. Atlético-MG, Fluminense e Grêmio estão com boa distância até a 5ª posição, têm classificação à Libertadores bem encaminhada e estão próximos na tabela. Qualquer um pode terminar a próxima rodada na liderança. Pela quarta vaga, brigam cinco times: o Vasco (38) é o mais encaminhado deles, mas sofre com problemas de elenco; São Paulo, Inter e Cruzeiro estão empatados, com 34, e boas chances de alcançar os cariocas. E o Botafogo, com 31, corre por fora.

São Paulo: o maior público do campeonato (37 mil pessoas) assistiu ao confronto entre o campeão da América e o grande líder do Brasileiro, que caiu após 15 jogos invicto. Jogo disputado e tenso, com vitória do Corinthians (9º, 28) por 1 a 0 sobre o Atlético-MG (1º, 44), no Pacaembu, gol de Paulo André. O Galo reclama de um impedimento mal marcado de Guilherme, que empataria o jogo no finzinho. De fato, erro clamoroso do bandeira, que só não foi mais grave porque Leonardo Silva cometeu falta no zagueiro corintiano no mesmo lance.

Salvador: 26 mil torcedores acompanharam a importantíssima vitória do Bahia (15º, 23) por 1 a 0 sobre o São Paulo (5º, 34). O resultado deixa o time baiano quatro pontos longe da zona de rebaixamento e afunda o Palmeiras, que caiu mais um posto e está em 18º, cinco pontos atrás da saída do Z-4. O Tricolor Paulista marca passo e perde a chance de entrar na zona da Libertadores no meio de semana.

Belo Horizonte: diante de 11 mil pessoas, o Cruzeiro (6º, 34) conquistou uma goleada sofrida diante do Náutico (10º, 27). Exatamente: o placar era 0 a 0 até 29 do segundo tempo, quando Borges fez 1 a 0. Élber e Wellington Paulista completaram o escore.

Campinas: boa virada da Ponte Preta (11º, 27) no Moisés Lucarelli (5 mil): 3 a 1 sobre o Atlético-GO (19º, 16). O time de Campinas está bem longe do perigo, e só uma queda brusca neste returno o fará voltar à Série B.

Recife: com o apoio de 22 mil torcedores, o Sport (17º, 19) voltou a vencer. Fez 2 a 1 no Santos (13º, 26), que perdeu a segunda seguida e fica longe do G-4. O time pernambucano não ganhava há 12 rodadas.


Comentários