Pronto para o tri

O Fluminense fez 6 pontos contra a Portuguesa. O Grêmio, até agora, não fez nenhum. Este tipo de conta, claro, é um modo simplista de explicar quem termina o campeonato na frente de quem - o próprio Flu andou perdendo pontos para o Figueirense recentemente. Mas, simbolicamente, significa muito, principalmente pelo modo com que transcorreu o jogo de hoje.

A atuação do Flu de hoje lembrou os times que estão prontos para serem campeões brasileiros. Nestes dez anos de pontos corridos, aprendemos que não é preciso dar show, mas sim ter solidez e regularidade. O Fluminense deu pinta de campeão no Canindé sem jogar bem, sendo dominado pela Portuguesa por boa parte do jogo. Saiu de lá sem sofrer gols ainda não sabemos de que modo. Mas ganhou. O São Paulo de 2006 a 2008 era assim: raramente jogava bem, mas quase não sofria gols e ganhava aproveitando as chances que tinha, com um elenco acima da média, que decidia na hora que era necessário. Receita certa para terminar em título.

A Portuguesa dominou o primeiro tempo. Com três volantes e um Thiago Neves pouco inspirado, o Flu não conseguia sair de trás e ainda sofria com uma Lusa determinada e muito disposta. Ananias, caindo aberto pela esquerda, entortava Gum e Bruno e cruzava sempre com perigo para a área, onde a falta de um centroavante determinou o 0 a 0. O problema da equipe de Geninho foi o de não ter um definidor. Se tivesse, teria provavelmente vencido o jogo.

Abel tentou trazer o Flu para frente no segundo tempo, usando mão de seu ótimo banco. Colocou Rafael Sobis no lugar de Diguinho e montou um 4-3-3. Só que Sobis entrou mal, e Thiago Neves seguia apagado. Wellington Nem era pouco acionado, e Fred também. A Portuguesa seguiu em cima, cansou de perder gols.  E na única jogada de Sobis como atacante mesmo, a zaga afastou mal e Jean, um dos melhores em campo, fez um golaço. Dois minutos depois, em erro de Gustavo, Nem ampliou. A Lusa teve várias chances e perdeu; o Flu teve duas, fez o gol em ambas e saiu com os três pontos devido à sua eficiência.

Com 53 pontos, o Fluminense mantém um aproveitamento altíssimo e reúne condições para segurar a campanha em uma toada semelhante à atual. Perdeu apenas 1 dos 24 jogos que disputou. Ganhou 15. É quem mais venceu e menos perdeu. É o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Ainda não é campeão, pois há o Atlético-MG na cola, um Grêmio forte mais atrás e, afinal, todos estão sujeitos a irregularidades no Brasileirão. Mas que não há ninguém mais preparado para ser campeão, é indiscutível.

Quanto à Portuguesa, não corre nenhum risco de cair. Tem limitações, mas é muito organizada. Ótimo trabalho de Geninho.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA (0): Dida; Luís Ricardo, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Diego Viana), Boquita, Léo Silva e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho
FLUMINENSE (2): Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Diguinho (Rafael Sobis) e Thiago Neves (Fábio); Wellington Nem (Higor) e Fred. Técnico: Abel Braga
Local: Estádio Canindé, São Paulo (SP); Data: quarta, 12/09/2012, 19h30; Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA); Público: 3.613; Renda: R$ 100.760,00; Gols: Jean 28 e Wellington Nem 30 do 2º; Cartão amarelo: Ferdinando, Diguinho, Digão e Fred

MELHOR EM CAMPO
Diego Cavalieri (Fluminense): Jean jogou demais e fez um gol, mas se não fosse Diego Cavalieri o Fluminense provavelmente não teria saído do Canindé com três pontos. Intransponível, é o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

Comentários

Davi disse…
Se esse fluminenses jogou desse jeito e é o mais preparado, então imagine os times mais fracos...