Perto do inferno

Falar que o Palmeiras está ameaçado de rebaixamento é, agora, pegar leve. A equipe de Luiz Felipe Scolari está, na verdade, muito próxima de retornar à segunda divisão, 10 anos depois de cair pela primeira vez e dois meses depois de ganhar a Copa do Brasil. É a terceira pior campanha de uma equipe no Brasileirão nos últimos dez anos. Com apenas 20 pontos e um ínfimo aproveitamento de 20,8% (só o América-RN de 2007 e o Atlético-GO de agora foram pior em toda a década de pontos corridos), o Verdão já se vê sete pontos atrás do 16º colocado. Isso porque o Flamengo tem um jogo a menos, o que pode elevar a distância para oito, que é quase a metade da pontuação da equipe.

Já não basta mais jogar bem. Ontem, o time saiu na frente do irregular Vasco (4º, 42) em São Januário, mas sofreu a virada e acabou perdendo por 3 a 1. Todos os jogos são decisivos a partir de agora, a começar pelo próximo. Vencer o Corinthians, no Pacaembu, pode ser a última chance de uma grande arrancada salvadora que tire a equipe da constrangedora situação, em 2013, de não saber se prioriza um jogo com o Boca Juniors ou com o ASA de Arapiraca.

A verdade deve ser desvendada no dia 21 de outubro. Se após a partida contra o Cruzeiro, em São Paulo, o Palmeiras ainda estiver entre os quatro últimos, a Série B será a realidade do clube no ano que vem. A partida termina uma sequência contra adversários de meio e parte baixa da tabela: Coritiba (casa), Náutico (fora) e Bahia (fora). A seguir, a equipe de Felipão pega Internacional (fora), Botafogo (casa), Fluminense (casa) e Flamengo (fora), uma sequência terrivelmente complicada, para depois fazer um jogo contra o provavelmente já rebaixado Atlético-GO, em casa, e terminar com o Santos, na Vila.

O Vasco, por sua vez, vence um jogo onde não podia mesmo perder pontos. Hoje, a equipe de São Januário seca o Botafogo. Vitória do Inter ou empate garante o time de Marcelo Oliveira no G-4 por ao menos mais uma rodada. Pena que a equipe não conte com nenhum apoio da torcida, mesmo estando bem na competição. O público em São Januário ontem foi ridículo.

A rodada
A imprensa mineira já chama o Cruzeiro (8º, 34) de candidato ao rebaixamento. De fato, o time de Celso Roth vem caindo demais de rendimento, mas temer pela Série B é delírio. São 11 pontos de distância para o Sport, e há oito times entre a Raposa e o Z-4. Reflexos de uma desanimadora derrota de 2 a 0 para o Figueirense (18º, 22), que complica demais a vida de quem ainda almeja Libertadores. Vencer o Vasco, quarto colocado, no fim de semana, pode ser a última chance.

A rodada de ontem fixou bem a zona de rebaixamento. Quaisquer que sejam os resultados da próxima rodada, Sport, Figueirense, Palmeiras e Atlético-GO seguirão sendo os quatro últimos. O Dragão, dez pontos longe do Flamengo, está praticamente rebaixado.

FICHA TÉCNICA
VASCO (3): Fernando Prass; Max (Luan), Dedé, Douglas e William Matheus; Nílton, Wendel, Juninho e Jhon Cley (Felipe); Tenório e Alecsandro (Éder Luís). Técnico: Gaúcho
PALMEIRAS (1): Bruno; Artur, Maurício Ramos, Wellington e Juninho; Henrique, Corrêa, Tiago Real (Vinícius) e Valdívia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina). Técnico: Luiz Felipe
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ); Data: quarta, 12/09/2012, 22h; Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO); Público: 1.996; Renda: R$ 67.690,00; Gols: Luan 23 e Tenório 29 do 1º; Nílton 6 e Juninho 26 do 2º; Cartão amarelo: Douglas, Nílton, Jhon Cley, Felipe, Alecsandro e Wellington

Comentários

idoso disse…
Cara, só vi o Palmeiras jogando bem esse ano quando se fechou atrás, fez de morto, e saiu matando nos contra-ataques. O problema é que a grandeza do clube exige que ele vá pra cima pra resolver o problema, coisa que esse time, me parece, não sabe fazer.
Vicente Fonseca disse…
Pois é. Tendo que partir para cima é complicado. Eu não acho o time tão ruim a ponto de ser penúltimo, mas também não é tão bom a ponto de reagir e deixar os outros bem para trás nos próximos jogos. Difícil mesmo.
Lourenço disse…
Eu também tô achando que deu para o Palmeiras...
E o Inter, como ano passado, sempre em crise, em crise e em crise, mas sempre perto do G4...
Igor Natusch disse…
Me parece que o Palmeiras já foi para a banha em 2012. Se não pontuar bem nos próximos 3 ou 4 jogos, ou faz uma atropelada estilo Fluminense em 2009 (nem tanto, mas acho que me faço entender) ou vai ter que se contentar mesmo com a segundona.

Quanto à saída do Felipão, acho que não tinha mesmo o que fazer, mesmo não sendo ele o único responsável. O time do Palmeiras é fraco e desmobilizado - não vai melhorar com a saida de Scolari, mas há esperança de que se mobilize e jogue com mais entusiasmo. É uma tentativa desesperada, mas é o que resta. Leão é um cidadão mais nessa linha de mexer nos brios dos atletas, talvez seja mesmo uma alternativa... De qualquer modo, tá complicado.
Lourenço disse…
Também acho que o Felipão, mesmo tendo um time fraco na mão, não tinha mais o que fazer no Palmeiras. Nessas situações de desespero, não dá nem para culpar a mudança pela simples mudança.
Porém, nos últimos 3 anos, o Palmeiras conseguiu demitir Luxemburgo, Muricy e Felipão.
Vicente Fonseca disse…
Acalmem-se, hoje à tarde entra um texto sobre a demissão do Felipão.

dshdsh