Para cima

Enfim, o Atlético-MG foi destronado da liderança do Campeonato Brasileiro, após 15 rodadas de reinado absoluto. O campeonato está num nível tão elevado que a equipe mineira só sofreu uma derrota neste período todo, mas foi o suficiente para perder a ponta. A vitória por 3 a 1 do Fluminense sobre o Santos coloca o time de Abel Braga à frente, com 47 pontos, contra 45 do Galo. Que tem um jogo a menos, vale lembrar.

A briga pelo título é inequívoca: Fluminense, Atlético-MG e Grêmio, a exemplo de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro em 2010, dispararam dos demais no começo do segundo turno, fincaram pé na zona da Libertadores e se desgarraram das outras equipes, que vêm muito atrás. As rodadas começam a ganhar ares decisivos. Neste fim de semana, já haverá gremista fazendo o sacrifício de ao menos não secar o rival Inter contra o Flu. O Galo pega o desesperado Palmeiras. Duelo que já ganha contornos de "complicado", afinal, a briga para não cair também já começa a ter seus protagonistas definidos.

Em um dos jogos que claramente fazem parte deste pedaço da tabela, o Palmeiras conquistou uma importantíssima vitória por 3 a 1 sobre o Sport, ontem à noite. As mais de 30 mil pessoas que foram ao Pacaembu atestam o caráter decisivo que o campeonato começa a ganhar. O Verdão pula para 20 pontos, em 17º lugar, só dois atrás da saída do rebaixamento, que hoje tem o Coritiba ocupando a vaga. Não tem ninguém virtualmente rebaixado ainda. E, do Flamengo para baixo (talvez tirando o Santos), todos correm risco.

Em tempo:
- Interessante um amistoso da seleção no Dia da Independência, na cidade onde a Copa de 2014 será aberta. A equipe de Mano Menezes precisa jogar mais aqui. Não apenas para ver se ganha um pouco mais da fria simpatia popular, mas porque, afinal de contas, jogará o Mundial em casa. Precisa, desde já, acostumar-se a jogar em seus domínios, e não em canchas neutras.

Comentários