O mais especial dos reencontros

O domingo marcava o reencontro de Dorival Júnior com o Inter e Fernandão, mas acabou valendo muito mais por outros dois reencontros: o de Forlán com as redes e do Colorado com a vitória.

Foi, basicamente, um massacre. Fruto da boa atuação da equipe gaúcha e das falhas grotescas do sistema defensivo rubro-negro. Não houve time no último Campeonato Gaúcho com uma atuação defensiva tão ruim quanto à do Flamengo hoje. Welinton, González, Ramon e Cáceres foram péssimos, mas houve também méritos colorados em saber explorar isso.

D'Alessandro dá mesmo uma cara diferente à equipe. Com ele centralizando a criação, Fred e Forlán tiveram liberdade de movimentos pelas pontas e criaram perigo quase sempre. Leandro Damião nunca se sentiu isolado. O 4-2-3-1 deu mostras hoje de que pode sim permanecer, desde que Fred e Forlán possam ter essa liberdade. Tendo que voltar até o círculo central para marcar volantes, ficarão longe demais do gol, especialmente no caso do uruguaio. Foi quase um 4-3-3 contra um time muito falho na defesa.

O Flamengo saiu na frente em uma falha absurda de Muriel, dando a impressão que teríamos mais uma daquelas tardes recentes sinistras para o Inter. Mas o time se impôs desde sempre. O Inter teve superioridade física, técnica e tática o jogo inteiro. Forlán empatou em falha de Ramon, e dali em diante a coisa deslanchou. A zaga rubro-negra falhou em simplesmente sete lances de forma imperdoável para quem joga na primeira divisão do futebol brasileiro. Destas sete chegadas, o Inter aproveitou duas. Poderia ter feito uma goleada histórica.

Fernandão, sem dúvida, respira aliviado. Permanece no cargo, não perdeu para seu antecessor, pode ter descoberto um esquema interessante e ainda viu o São Paulo perder para o Bahia. Falando nisso, o próximo jogo é com o Tricolor Paulista, e o esquema talvez não deva ser mantido. Sem Forlán (convocado) e Fred (suspenso), fica difícil repetir o desempenho de hoje. Se Fernandão foi perspicaz ao descobrir uma formação interessante, não pode ser teimoso e repetir o erro de Roth, Falcão e Dorival: mantê-la mesmo quando não há jogadores que saibam cumpri-la.

INTERNACIONAL (4): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu, Josimar, D'Alessandro (Lucas Lima), Fred e Forlán (Dagoberto); Leandro Damião (Rafael Moura). Técnico: Fernandão
FLAMENGO (1): Felipe; Léo Moura, Wellinton, González e Ramon; Cáceres, Luiz Antônio (Darío Bottinelli) e Ibson; Thomás (Liédson), Vagner Love e Negueba (Mattheus). Técnico: Dorival Júnior
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 02/09/2011, 16h; Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP); Público: 12.115; Renda: R$ 194.550,00; Gols: Vagner Love 14, Forlán 28 e Josimar 39 do 1º; Forlán 21 e Leandro Damião 30 do 2º; Cartão amarelo: Fred, Leandro Damião, Guiñazu, Josimar, Cáceres e González

MELHOR EM CAMPO
Leandro Damião (Internacional): Forlán foi a estrela maior pelos dois primeiros gols, mas Leandro Damião fez um e participou de outros dois, sempre com muita presença de área e qualidade técnica. Primeira boa atuação dele após a Olimpíada.


Comentários

Davi disse…
Ridiculo esse Flamengo, como pode um clube tão grande como esse jogar um futebol tão horrendo como esse, tecnica e taticamente e sem aplicação nenhuma. Já o Inter ganhou pela ruindade do adversario, se o Fla tivesse um unico meia de qualidade e sua defesa jogasse certo ja ganharia do Inter que era envolvido com facilidade sempre que fraco time do Flamengo tentava tocar a bola.
o que tem virado o futebol brasileiro nos ultimos anos é uma coisa triste demais, se bem administrado os clubes brasileiros nunca foram, pelo menos dentro de campo eles jogavam bola até uns anos atraz. o Brasileirao manteve uma certa competitividade aceitavel até 2007, depois disso virou uma porcaria tão grande que até o Gremio com um time de serie b conseguiu ser vice e quase foi campeão. Sinceramente estou desanimando com tanta bagunça e falta qualidade.
Davi disse…
E muitos dizendo que o Gremio ganhou um ponto do ruinzissimo Palmeiras, pra mim perdeu 2 mesmo com um a menos.
O futebol do Gremio é fraco, vejam os jogos e verão que esse time não consegue criar jogada de gol em jogo nenhum, não tem criatividade alguma. Falta um meia rapido e realmente ofensivo para o Gremio e tambem um volante que marque firme e cheque rapido e com qualidade a frente, esse volante poderia ser o elano se tivesse o Gremio esse meia, ajudaria tambem se tivessemos um ataque mais rapido e pelo menos um lateral apoiador.
Para muitos o Gremio pode estar jogando bem, mas a verdade é que o futebol do time continua sendo sofrivel, oraganizado realmente o que é uma evolução em relação aos ultimos anos mas o desempenho continua sendo fraco, time bom de verdade massacraria o fraco Vasco e o triste Internacinal e venceria a porcaria que é esse Palmeiras atual mesmo com 10.