Noite de Independência

É fácil adivinhar: o grande jogo desta quarta-feira de Campeonato Brasileiro ocorre no Independência. O vice-líder Atlético-MG, com seus 48 pontos e um jogo a menos, recebe o São Paulo (6º, 36), equipe instável, mas candidata à Libertadores, com ótimos jogadores no elenco e um dos únicos dois times que conseguiram derrotar o Galo no certame até agora.

A partida mobiliza a atenção de muita gente. O Fluminense, claro, seca o Galo. Já Inter, Cruzeiro (será?), Botafogo e Vasco secam o São Paulo. E o Grêmio, talvez, fique no meio termo: vitória dos mineiros significa tranquilidade e conforto na zona da Libertadores, mas dificuldades ainda maiores de título; vitória dos paulistas significa chances maiores de título, mas cinto mais apertado em relação ao posicionamento no G-4. Um empate, claro, segura os dois e cairá muito bem.

Em campo, alguns duelos prometem ser excelentes. O São Paulo vai num 4-4-2 falso, com Paulo Miranda, zagueiro de origem, na lateral esquerda. O objetivo é claro: dificultar a movimentação de Ronaldinho e Bernard, que caem pelo setor ofensivo esquerdo do Atlético-MG. Com isso, Cortês ganhará liberdade para avançar um pouco mais pelo lado esquerdo. Sem Luís Fabiano, o Tricolor irá de Lucas e poderia ir com Osvaldo também, o que obrigaria os laterais atleticanos a ficarem mais presos. Se a opção for por Ademílson, Ney Franco pode dificultar as subidas de Réver, mas liberaria um pouco mais os alas do Galo para subirem.

Jogo, portanto, com todos os ingredientes: estádio certamente lotado, duelos táticos, dois ótimos times e muita gente torcendo e secando paralelamente. Uma baita quarta-feira!

Série B
O Atlético-PR (4º, 43), enfim, entrou no G-4. Aplicou 4 a 1 no CRB (16º, 27) e contou com mais um tropeço do Joinville (6º, 41) - derrota de 1 a 0 para o ASA (13º, 30) - para chegar à zona de promoção. Quem está ameaçando sair dela é o Criciúma (2º, 46): depois de levar 4 a 0 do América-MG (8º, 37) no sábado, o Tigre perdeu para o Goiás (3º, 46) por 1 a 0 e já está ao alcance do São Caetano (5º, 43), que aplicou 5 a 2 no mesmo América-MG que goleou os catarinenses. O Vitória (1º, 53) é que segue firme: fez 3 a 2 no Boa Esporte (15º, 28) e disparou de vez na liderança.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS (1): Harlei; Vítor, Valmir Lucas, Ernando e Egídio; Thiago Mendes, Amaral, Ramon (Caio) e Ricardo Goulart; Felipe Amorim (Walter) e Iarley. Técnico: Enderson Moreira
CRICIÚMA (0): Michel Alves; Diego Felipe (Valdo), Nirley, Matheus Ferraz e Marlon; Diego Oliveira, Elias (Fransérgio), Giovanni Augusto e Válber; Kléber e Rodrigo Tiuí (Ozeia). Técnico: Paulo Comelli
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO); Data: terça, 12/09/2012, 21h50; Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR); Público: 13.030; Gol: Ramon 3 do 1º; Cartão amarelo: Iarley, Egídio e Ramon; Expulsão: Nirley

Comentários