Ficou difícil

O futebol é um jogo tão especial que proporciona situações como a que vimos hoje à noite, no Olímpico: a expulsão do maior jogador em atividade no Brasil prejudicou não o seu time, mas o adversário. Uma raridade, óbvio, mas que cai como um raio nas pretensões do Grêmio de buscar o Fluminense e chegar ao título nacional.

O Grêmio fez um ótimo primeiro tempo. Ignorando qualquer tipo de cansaço pelas longas viagens das últimas semanas, o Tricolor partiu para cima do Santos, sem descuidar de Neymar. A marcação era feita sob pressão na saída de bola do Peixe, evitando ao máximo que o craque santista tocasse na bola. Se isso ocorresse, havia pelo menos dois jogadores sobre ele, quase sempre levando vantagem. Tudo isso resultou numa primeira etapa quase unilateral, onde a equipe de Vanderlei Luxemburgo criou várias oportunidades e impediu seu adversário de levar perigo a Marcelo Grohe.

Depois de alguns minutos de estudo, veio a primeira chance, em subida de Pará e toque por cima de Moreno. Aliás, o Grêmio fez bem em pagar a multa para que ele jogasse, pois foi um dos melhores em campo. Muito combativo, bem no apoio e implacável na marcação. A pressão aumentava. Elano e Zé Roberto achavam espaços na fechada defesa santista, criativos que são. E se não fosse na jogada trabalhada, seria na bola parada. Gilberto Silva deu casquinha, Rafael defendeu. Werley deu casquinha, mas aí o goleiro não teve chances.

Com um time focado, organizado e um estádio lotado empurrando, parecia impossível não vencer. E a no mínimo exagerada expulsão de Neymar, logo aos 8 minutos do segundo tempo, parecia deixar a tarefa ainda mais fácil. Mas aí houve o relaxamento, negado por Luxemburgo, mas confessado por alguns atletas na coletiva. O gol de Bruno Rodrigo não teve tanto a ver com isso, foi uma bola parada isolada. Mas serviu como um banho de água fria, que deixou o time nervoso e o Olímpico ansioso.

Claro, com Neymar em campo o Peixe talvez tivesse vencido, pois teria sabido aproveitar melhor os espaços que o Grêmio concedeu. Mas, com ele, talvez Luxemburgo não tivesse atirado tanto seu time para cima. A saída dos dois volantes para a entrada de dois atacantes desorganizou o Grêmio. Léo Gago no lugar de Anderson Pico foi uma mexida sem benefícios defensivos nem ofensivos ao time. Luxa não foi feliz hoje. Tentar a vitória é saudável, mas não a qualquer custo. Em 36 minutos depois de sofrer o empate, o Grêmio quase não ameaçou Rafael. E por pouco não perdeu o jogo no apagar das luzes.

O título fica muito difícil, mas nem por isso o Grêmio pode se dar ao luxo de relaxar. Se buscar 9 pontos até o Fluminense á tarefa quase impossível, não dá para pagar para ver se o São Paulo terá forças de buscar os 7 pontos que os separam do Tricolor Gaúcho. O Vasco já está há 3 pontos, e é bom ficar entre os três primeiros - afinal, se o São Paulo conquista a Sul-Americana, transforma o G-4 em G-3. A situação do Grêmio, portanto, é tranquila e estável: dificilmente brigará pelo título, dificilmente sairá da zona da Libertadores. Mas manter o foco é essencial para garantir ao menos a permanência desta tranquilidade.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO (1): Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico (Léo Gago); Fernando (Leandro), Souza (André Lima), Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTOS (1): Rafael, Éwerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gérson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Rodríguez (Bernardo); Neymar e André (Bill). Técnico: Muricy Ramalho
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 30/09/2012, 18h30; Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE); Público: 45.762; Renda: R$ 1.080.972,00; Gols: Werley 33 do 1º; Bruno Rodrigo 12 do 2º; Cartão amarelo: Zé Roberto, Vílson, Pará, Elano, Kléber, Adriano, Éwerton Páscoa e André; Expulsão: Léo Gago e Neymar

Comentários

André Kruse disse…
o jogo foi bem estranho ontem. Eu fiquei com a sensação que o Grêmio venceria caso o Santos continuasse com 11.

Com 10 o Santos foi "para trás da linha da bola" e o Grêmio costuma ter muita dificuldade com times que se postam assim.

Com 11 o Santos fazia um jogo mais franco e o Grêmio gosta e costuma joga melhor contra adversários que jogam assim.