Fernandão a la Dorival

Fernandão resolveu mudar tudo. O 4-5-1 está de volta ao Inter. Forlán, que já não anda se encontrando muito com o gol, atuará ainda mais longe dele, como meia aberto - Fred será o outro, com D'Alessandro centralizado. No meio, Ygor sai, lesionado, e entra o esquecido Josimar. Na zaga, sai Bolívar e entra Rodrigo Moledo. Se nada vem dando certo, não custa mudar tudo, deve ter pensado.

É um retrato do desespero da equipe no campeonato. Dorival Júnior foi demitido há menos de dois meses do Beira-Rio e vê seu sucessor repetir o esquema que ele próprio utilizava, e justamente em uma partida onde ele é o adversário. No mínimo, uma grande ironia.

O interessante é que, na Gávea, Dorival não repete o esquema cauteloso dos tempos de Beira-Rio. A equipe que jogará hoje em Porto Alegre deve ser a mesma que só empatou com o Sport na última quinta: um 4-3-3 ousado e sem medo de ser feliz. Parece um tanto inconsequente, dadas as limitações que ele tem nas mãos. Mesmo assim, o Inter não deve ter vida fácil: o Flamengo está longe de ser o mesmo de outros tempos, mas vem numa sequência sólida, ao contrário do Colorado.

Tentando justificar taticamente: o Rubro-Negro, além dos dois pontas (Negueba e Thomás), terá dois laterais que costumam apoiar muito, Léo Moura e Ramon. Colocar Fred e Forlán abertos pode segurá-los. No Gre-Nal, Fred teve boa atuação quando abriu para o lado direito, preocupando Anderson Pico e Fernando. Não custa tentar, mas desde que seja algo pensado, de acordo com o adversário, e não voltar a uma solução mágica que só serviu, mesmo, na Libertadores de 2010. Mas os esquemas de hoje à tarde, se olharmos bem, até se parecem. Resta ver se Negueba e Thomás voltarão para ajudar o meio, como sabem fazer Fred e Forlán. Um duelo tático interessante entre sucessor e sucedido.

O jogo do fim de semana
Corinthians x Atlético-MG é o grande jogo da rodada e, sem dúvida, o mais decisivo do Brasileirão para o Galo (1º, 44). Sem vencer há dois jogos, a equipe de Cuca terá seu maior desafio hoje à tarde: enfrentar o campeão da América, fora de casa. Aqui vamos ver se a equipe tem mesmo bala na agulha. Vencendo este jogo, o Galo não só dispara como diz a Fluminense (2º, 44) e Grêmio (3º, 41) que é o maior time deste campeonato sem qualquer dúvida. Além, é claro, de abrir uma distância considerável para seus dois maiores concorrentes.

O Flu, ontem, vacilou diante do Figueirense (20º, 15). Vencia fácil por 2 a 0, mas entregou o resultado. Não soube aproveitar o empate do Grêmio para abrir uma distância maior para a equipe gaúcha. O contrário fez o Vasco (4º, 38): meteu 2 a 0 na Portuguesa (13º, 25) e já encosta de novo. Mas duvido da equipe de Cristóvão, por suas perdas de elenco ainda não repostas.

Comentários