Chega de jogar bem

Repito o que eu disse na coluna de Grêmio x Náutico: o importante, a essa altura do Campeonato Brasileiro, não é mais jogar bem, mas sim pontuar. O Internacional faz o oposto, há muitas rodadas: controla seus adversários, cria mais chances que eles para marcar, mas pontua pouco, muito pouco. Nos últimos 8 jogos, ganhou apenas do Flamengo. Sofreu quatro derrotas. O aproveitamento é de apenas 25%: 6 pontos ganhos em 24 disputados. Só o Atlético-GO exibe desempenho inferior.

Contra o Botafogo, a história se repetiu. O Colorado dominou a partida, criou muito mais chances que o adversário (e perdeu muito mais chances que o adversário), abriu o placar e tomou um gol em erro primário de posicionamento de seus zagueiros. Dois pontos importantíssimos, contra um adversário direto, que escorrem pelas mãos. Leandro Damião fez o diagnóstico certo: está na hora de o Inter parar de alimentar a maldição criada por ele próprio, de ser um time injustiçado e azarado, que joga melhor e nunca ganha. Tem que é ter tranquilidade, trabalhar e, acima de tudo, ganhar.

O Inter cometeu ao menos um erro grave no planejamento da partida de ontem. Será que ter Dátolo por 90 minutos não seria uma alternativa mais interessante que ter Forlán por 30? Afinal, contar com o argentino desde o início daria uma maior qualidade à criação e ofensividade da equipe de Fernandão. Bem mais interessante do que contar com o uruguaio como uma alternativa de segundo tempo caso as coisas vão mal seria escalar o argentino desde o início e preservar Forlán - afinal, o argumento para ele ter jogado só meia hora é o desgaste de ter atuado duas vezes pelo Uruguai recentemente, o que poderia ocasionar uma lesão.

A vaga na Libertadores, apesar de tudo, não é nem um pouco inviável. Todos os rivais do Internacional na disputa pela vaga que resta dentro do G-4 são para lá de instáveis. Nesta rodada, os quatro primeiros colocados venceram, e do 5º ao 8º, só Inter e Botafogo avançaram um ponto com seu empate. São Paulo e Cruzeiro perderam. O Vasco ganhou, abriu 6 pontos para o Inter, mas sabemos que vem capengando. Tirando os três primeiros, todos oscilam muito e beiram os 50% de aproveitamento. 

Por isso, ganhar de Sport e Bahia em casa é mais que fundamental. É a grande chance de o Inter dar um salto e virar o grande rival do Vasco na disputa. Os cruz-maltinos jogam duas fora agora, contra Cruzeiro e Ponte Preta; o Botafogo visita a Ponte e recebe o Corinthians; o São Paulo, assim como o Inter, recebe Portuguesa e Cruzeiro e também não pode perder nenhum ponto; e o Cruzeiro tem dois jogos decisivos, contra adversários diretos: Vasco em casa e São Paulo fora. Ou seja: ninguém tem tabela tão favorável quanto à do Colorado nas próximas duas semanas, e há muitos enfrentamentos diretos entre rivais - ou seja, muitos perderão pontos nestes jogos.

É a chance que tem o Internacional. Não conseguindo agora, fica difícil depois - mesmo com a utópica ideia de que o time jogará completo daqui para frente.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO (1): Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson (Jéferson Paulista), Fellype Gabriel (Cidinho), Andrezinho e Lodeiro (Sassá); Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira
INTERNACIONAL (1): Muriel; Édson Ratinho, Rodrigo Moledo, Índio e Zé Mário (Lucas Lima); Élton, Guiñazu, Fred (Jackson) e D'Alessandro; Cassiano (Forlán) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão
Local: Estádio Engenhão, Rio de Janeiro (RJ); Data: quinta, 13/09/2012, 21h; Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO); Público: 11.175; Renda: R$ 183.925,00; Gols: Leandro Damião 23 e Cidinho 31 do 2º; Cartão amarelo: Elkeson, Élton e D'Alessandro

Comentários