Ares de 2008

Há quase quatro anos o Grêmio não sente o gostinho de terminar uma rodada do Campeonato Brasileiro na liderança. A última vez foi na 32ª rodada de 2008, dia 29 de outubro daquele ano. Pode repetir o feito parcialmente hoje à noite. Terá que confirmar seu favoritismo diante do Atlético-GO e torcer para que o Atlético-MG perca para o Bahia em Salvador. É difícil terminar na ponta porque ainda há o Fluminense no caminho. Amanhã, o Tricolor Carioca enfrentará o instável Santos, no Rio de Janeiro.

Seja como for, o importante não é passar Galo e Flu agora, mas sim manter o ritmo de quem briga pela ponta e não deixar a zebra passear pelo Olímpico, como conseguiu a Portuguesa há três semanas. Leandro e André Lima não são Kléber e Marcelo Moreno, mas formam uma dupla suficientemente competente para passar pelo Dragão, ainda mais com as presenças de Elano e Zé Roberto na criação de jogadas de ataque.

O Internacional, por sua vez, tem um compromisso bem mais complicado. Joga absolutamente desfalcado diante de um adversário qualificado, fora de casa, e é confronto direto. Uma vitória seria maravilhosa, mas uma derrota seria absolutamente complicadora: o Inter ficaria nos 34, veria o São Paulo (e talvez o Cruzeiro, que recebe o Botafogo no mesmo horário) avançar para 37. Na próxima rodada, seria impossível alcançar o time paulista, pelos critérios. Fora a possibilidade de o G-4 ficar a sete pontos de distância, caso o Vasco vença nos Aflitos.

Aos poucos, as rodadas do Campeonato Brasileiro começam a tomar ares mais decisivos. Todas têm o mesmo peso, mas quando as brigas se definem o tom de decisão se acentua.

Aperitivo
Não pude acompanhar, mas Vitória e Criciúma, pelo que já li, fizeram um belo jogo ontem à noite pela Série B. Partida com cara de primeira divisão. Ambos estão com um pé na elite do ano que vem. O 2 a 2 do Barradão mantém ambos em situação privilegiada na tabela. O time baiano segue na ponta, com 49; os catarinenses vêm logo atrás, com 46. Os mais próximos são Goiás e São Caetano, com 40. Fora do G-4 estão Joinville (38) e Atlético-PR (37), já bem distantes.

O Goiás, aliás, tropeçou: ficou no 0 a 0 com o Ceará em casa. O Joinville perdeu de 2 a 1 para o Guarani e saiu da zona de promoção. Melhor para o Atlético-PR, que cumpriu o dever de casa, bateu o Boa Esporte por 2 a 1 e já vê o G-4 de pertinho.

Comentários

Chico disse…
A vitória é obrigatória hoje.