A velha arma

Foi a noite da assunção, do Palmeiras, e de Marcos Assunção. Com duas assistências, um gol anulado e outro validado do volante, o Verdão fez 3 a 1 no Figueirense na estreia de Gílson Kleina e deu um fio de esperança à torcida palestrina. Segue afundado na zona de rebaixamento (18º, 23), mas já ultrapassou o Figueirense (19º, 22) e está a cinco pontos da saída do inferno. Sport (17º, 24) x Coritiba (15º, 28) jogam hoje sob maior pressão na Ilha do Retiro.

Neste momento, faltando 12 rodadas, o Palmeiras não precisa mostrar bom futebol, crescimento tático ou qualquer coisa que melhore desempenho. Precisa, mesmo, é de resultado. A vitória em Florianópolis foi exatamente isso. O time paulista não chegou a fazer uma grande partida. Mas, através de um Marcos Assunção inspirado, abriu 2 a 0 logo aos nove minutos, com dois passes dele para os zagueiros Thiago Heleno e Henrique marcarem. Os gols deram tranquilidade à equipe alviverde e fez os catarinenses, que também estão à beira de um ataque de nervos, se perderem.

Com Júlio César no segundo tempo, o Figueirense melhorou, descontou em gol de Aloísio, mas sofreu o terceiro logo a seguir. Como na Copa do Brasil, o Palmeiras fez um gol logo que seu adversário começava a esboçar reação. Claro, foi Marcos Assunção que fez, em falha clamorosa de Wilson, que também errou nos dois primeiros gols e pode ser considerado o culpado pela derrota.

Série B
Com 57 pontos, o Vitória está praticamente garantido na Série A 2013. Ontem, bateu o Goiás (3º, 49) por 3 a 1 no Barradão e livrou 11 pontos para o quinto colocado, há 12 rodadas do fim da competição. Os esmeraldinos foram os únicos que perderam dentre os que disputam vaga na elite do ano que vem.

O Criciúma (2º, 52) se manteve com razoável tranquilidade ao vencer o Ipatinga por 3 a 2, mesmo placar aplicado pelo São Caetano (4º, 49) no CRB. O Atlético-PR (5º, 46) fez 2 a 1 no Ceará (7º, 41), segue na cola e afasta os cearenses um pouco da briga. Lá embaixo, Bragantino (21), Ipatinga (16) e Barueri (14) estão com um pé na Série C. ASA (30), CRB (28) e Guaratinguetá (25) são os mais próximos de ocupar o último lugar no inferno.

Série C
Péssimo empate em 0 a 0 no Mangueirão para Paysandu (7º, 16) e Santa Cruz (6º, 16), que terminam a rodada fora da zona de promoção.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE (1): Wilson; Elsinho, João Paulo, Édson (Guilherme Lazaroni) e Hélder; Jackson, Túlio (Júlio César), Claudinei e Botti (Jean Deretti); Caio e Aloísio. Técnico: Márcio Goiano
PALMEIRAS (3): Bruno, Corrêa (João Denoni), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdívia (Tiago Real); Maikon Leite (Mazinho) e Barcos. Técnico: Gílson Kleina
Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC); Data: sábado, 22/09/2012, 18h30; Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO); Público: 10.724; Renda: R$ 217.595,00; Gols: Thiago Heleno 7 e Henrique 9 do 1º; Aloísio 19 e Marcos Assunção 22 do 2º; Cartão amarelo: Elsinho, João Paulo, Hélder, Claudinei, Maurício Ramos, Juninho, Valdívia, Maikon Leite e Barcos

Comentários