A estreia promissora de Oscar (e da Juve)

A estreia de Oscar na Liga dos Campeões foi maravilhosa. O ex-meia colorado não apenas foi o autor dos dois gols do Chelsea na partida como foi, sem dúvida, o melhor jogador em campo. Se não era titular do atual campeão europeu, conquistou a posição hoje. Só pela pintura que foi o segundo gol já seria destaque natural em qualquer síntese da rodada de qualquer telejornal no mundo todo. Isso mesmo deslocado para a ponta esquerda, função que não está habituado a exercer.

Mas não deu Chelsea, e esse foi o detalhe que faltou para a noite de Oscar ser perfeita. A Juventus é um time experiente, matreiro, tradicionalíssimo, o qual nunca cabe menosprezar. E a seleção italiana em formato de clube. Levou dois gols em poucos minutos, mas, com personalidade e um Marchisio inspirado, buscou o empate no segundo tempo. E por pouco não saiu de Londres com a vitória. Merecia, inclusive. Pode ir longe da Liga. Não custa lembrar que empatou, fora de casa, com o atual dono do continente. É um ótimo cartão de visitas.

Este foi o jogaço do dia, e o destaque da primeira rodada da Liga dos Campeões, ao lado Real Madrid x Manchester City. O Barcelona teve dificuldades, mas bateu o Shakhtar Donetsk por 3 a 2. O Bayern München fez 2 a 1 no Valencia, na reprise da final de 2001. E a zebraça foi a vitória do CFR Cluj sobre o Sporting, 2 a 0, em Lisboa. Para delírio dos entusiastas do futebol romeno.

Superclássico
A Copa Roca (nome retrô para o Superclássico das Américas) é mais do que simplesmente um amistoso contra uma Argentina sem suas estrelas. É, sim, um ótimo teste para a equipe de Mano Menezes. Afinal, boa parte dos jogadores da seleção canarinho atua, hoje, no futebol brasileiro. A seleção de hoje à noite é parecida com a titular do Brasil no momento.

Este tipo de confronto possibilita também que jogadores que atuam no futebol nacional (tanto aqui como na Argentina) possam reservar seu espacinho entre os 22 que normalmente são convocados. Fora que são dois jogos realizados na América do Sul, com torcidas entusiasmadas, longe dos gelados campos da Europa e Oriente Médio, onde os patrocinadores têm imposto uma série de amistosos inúteis.

É, em suma, um bom jogo o de hoje à noite. Vale à pena acompanhar.

FICHA TÉCNICA
CHELSEA (2): Cech; Ivanovic, David Luiz, Terry e Ashley Cole; Mikel, Ramires (Bertrand) e Lampard; Hazard, Torres e Oscar (Mata). Técnico: Roberto di Matteo
JUVENTUS (2): Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner (Isla), Pirlo, Vidal, Marchisio e Asamoah; Vucinic (Matri) e Giovinco (Quagliarella). Técnico: Massimo Carrera
Local: Stamford Bridge, Londres (Inglaterra); Data: quarta-feira, 19/09/2012, 15h45; Árbitro: Pedro Proença (Portugal); Público: 40.918; Gols: Oscar 30 e 32 e Vidal 37 do 1º; Quagliarella 34 do 2º; Cartão amarelo: Ramires e Vidal

Comentários