A ascensão equatoriana

Depois de ir a duas Copas seguidas em 2002 e 2006 e ficar de fora por pouco em 2010, o futebol equatoriano dá sinais de novo crescimento agora. Além de estar no páreo para jogar o Mundial de 2014, seus times andam fazendo bonito na Copa Sul-Americana. A noite de ontem foi gloriosa. E a de hoje promete.

Nada menos que três dos quatro classificados às oitavas de final que saíram nesta terça vieram da terra de Aguinaga. Em Cochabamba, o Deportivo Quito confirmou o favoritismo e derrotou o Aurora por 3 a 1. Mais tarde, no Centenário, a LDU Loja conseguiu a maior façanha de sua história de apenas 33 anos: venceu o Nacional-URU por 2 a 1 e garantiu a vaga, mesmo tendo perdido o jogo de ida, em casa, por 1 a 0. No fim da noite, para completar, o Emelec eliminou o Olímpia de uma competição sul-americana pela segunda vez neste ano. Depois de tirá-lo da Libertadores nos descontos, venceu novamente no Paraguai por 1 a 0 e, nesta terça, segurou um 0 a 0 em Guayaquil, que o coloca nas oitavas. Pegará a atual campeã, Universidad de Chile.

Hoje, o Equador pode confirmar a quarta equipe entre os 16 finalistas da Sul-Americana - mesmo que número que Brasil e Argentina. Basta que o Barcelona de Guayaquil confirme seu favoritismo diante do Cobreloa, em casa, após empatar em 0 a 0 no jogo de ida. Daí sai o rival do Grêmio. A LDU Loja pega o São Paulo e o Deportivo Quito enfrentará o Tigre. A chilena Universidad Católica também passou de fase ontem: levou 3 a 1 do Tolima após fazer 2 a 0 em casa e, no saldo qualificado, se habilitou para enfrentar o Atlético-GO.

Liga dos Campeões
O jogaço de ontem, sem dúvida, ocorreu no Santiago Bernabéu, envolvendo o campeão espanhol e o inglês. O Manchester City saiu à frente já na metade da etapa final, sofreu o empate, fez 2 a 1 aos 40 do segundo tempo, mas teve tempo de sofrer uma virada. O Real Madrid pode estar mal no Campeonato Espanhol neste comecinho, mas é, talvez, o maior favorito ao título europeu desta temporada. Ter derrotado o Barcelona recentemente duas vezes (no campeonato nacional e na Supercopa da Espanha) dá a confiança necessária para a equipe merengue, enfim, terminar o jejum de 11 anos sem títulos continentais.

Outro jogo a destacar foi a goleada do Málaga, estreante na Liga, diante do Zenit: 3 a 0 para os espanhóis. O destaque negativo deste primeiro match day foi, como tem sido corriqueiro nesta temporada, o Milan. Mal das pernas no Italiano, os rossoneros ficaram no 0 a 0 com o Anderlecht, em pleno San Siro. Hoje, o jogaço é entre o atual campeão continental, Chelsea, e a campeã italiana, Juventus.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID (3): Casillas; Arbeloa, Pepe, Varane e Marcelo; Khedira (Modric), Xabi Alonso, Di María, Essien (Özil) e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema). Técnico: José Mourinho
MANCHESTER CITY (2): Hart; Maicon (Zabaleta), Kompany, Nastasic e Clichy; García, Yaya Touré e Barry; Silva (Dzeko), Tévez e Nasri (Kolarov). Técnico: Roberto Mancini
Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madrid (Espanha); Data: terça-feira, 18/09/2012, 15h45; Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia); Público: 70.381; Gols: Dzeko 22, Marcelo 30, Kolarov 39, Benzema 41 e Cristiano Ronaldo 45 do 2º; Cartão amarelo: Kompany, García e Dzeko

Comentários