Tropeços que embolam

A 20ª rodada do Campeonato Brasileiro foi a do esquentamento da briga pelo título, que parecia polarizada entre Atlético-MG (1º, 44) e Fluminense (2º, 43), mas começou a ganhar o Grêmio (3º, 40) como um pretendente mais sério. Estas três equipes estão com presença solidificada dentro da zona da Libertadores. A quarta vaga do G-4 é que promete disputa para as próximas rodadas: o Vasco (4º, 35) mantém ainda um certo conforto em relação aos demais, mas vem de quatro derrotas seguidas e já hoje à noite o São Paulo (5º, 31) pode encostar. Cruzeiro, Internacional, Botafogo e Flamengo também estão à espreita.

Belo Horizonte: segunda partida seguida que o Galo não vence, o que é relevante. O empate em 2 a 2 com a Ponte Preta (14º, 24) em pleno Independência (19 mil) é o segundo consecutivo em que a equipe deixa a vitória escapar na parte final do jogo. Sinal de que a boa fase está passando? Pode ser. Mas, mesmo sem vencer, o Atlético-MG segue muito perto das vitórias. Não vai manter o aproveitamento estratosférico, mas segue sendo um timaço e longe está de uma decadência. Apenas volta ao normal.

Rio de Janeiro: o Fluminense (2º, 43) não conseguiu aproveitar o tropeço dos mineiros. Ficou no 1 a 1 com o Corinthians (12º, 25), que pegará os três líderes nas quatro primeiras rodadas deste returno. Émerson abriu o placar para os paulistas, Fred empatou. Ridículo público de 9 mil pessoas no Engenhão.

Goiânia: o Cruzeiro (6º, 31) cumpriu o dever e fez 2 a 0 no fraco Atlético-GO (18º, 16), gols de Borges e Wellington Paulista. Com o resultado, ultrapassa o Internacional. Menos de 3 mil pagantes viram.

Recife: o Figueirense (20º, 14) será rebaixado, e a prova foi dada ontem à noite. Vencia o Náutico (9º, 27) por 2 a 0 nos Aflitos (12 mil), mas não apenas cedeu o empate como a própria virada. Derrota típica dos condenados. A distância para o 16º lugar já é de 6 pontos.

Santos: excelente vitória do Bahia (16º, 20), que é muito melhor fora do que em casa. Na estreia de Jorginho, enfiou 3 a 1 no Santos (11º, 26), de virada, em plena Vila Belmiro (9 mil). O resultado tranquiliza o Tricolor, que abre quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento e breca uma reação que parecia imparável de Neymar e companhia.

São Paulo: o Palmeiras (17º, 16) está correndo sério risco de rebaixamento. Levar 3 a 0 da Portuguesa (13º, 25) é um sinal claro disso. A distância para a saída do Z-4 já é de 4 pontos. No mínimo serão necessárias duas rodadas para escapar da zona baixa da tabela. 8 mil no Canindé.

Caminho mais aberto
Ótima notícia não apenas para o Grêmio, mas todos que querem o título da Sul-Americana: o Boca Juniors está eliminado. Caiu na fase nacional para o rival Independiente. Depois de um 3 a 3 na Bombonera, um 0 a 0 em Avellaneda classificou o Rojo pelo saldo qualificado. O Independiente, claro, merece todos os cuidados, até por ter sido campeão em 2010. Mas os xeneizes, sem dúvida, têm hoje um time bem mais forte.

Em tempo:
- Real Madrid ganha a Supercopa da Espanha. Vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, em jogo pegadíssimo, dá o título aos madrilenhos pelo saldo qualificado.

- São Paulo vende Bruno Uvini ao Napoli por R$ 8 milhões. Negócio da China.


Comentários

Chico disse…
Boca no se vá....