O começo de 2014

Vários amistosos interessantíssimos foram disputados ontem à tarde, com alguns resultados bastante relevantes. Cabe lembrar que estamos agora oficialmente no início do período que levará à Copa de 2014, especialmente porque os países europeus iniciam a preparação para disputar as eliminatórias, que começam em setembro. Ou seja: muitas seleções do Velho Continente se remodelam após a Euro para o começo de um novo ciclo.

É o caso da Alemanha, que levou 3 a 1 da Argentina em Frankfurt. O resultado pode surpreender em uma primeira análise, mas não tanto. Afinal, os alemães disputaram a Eurocopa há 45 dias, tiveram menos tempo de férias que a maioria dos argentinos, que descansaram mais em seus clubes e estão há mais tempo treinando na pré-temporada. Seis alemães ontem foram titulares na Euro. E nada disso invalida a ótima vitória argentina, que deve embalar de vez sua campanha nas eliminatórias.

No campo neutro de Berna, as remodeladas Inglaterra e Itália reprisaram as quartas de final da Eurocopa com equipes muito diferentes, já buscando esta renovação. Os ingleses, desta vez, levaram a melhor: 2 a 1. Já a Holanda, que deu fiasco no maior torneio europeu, foi goleada pela rival Bélgica, por 4 a 2. Foi um apagão de cinco minutos que determinou o fracasso: a equipe vencia por 2 a 1 até os 29 do segundo tempo, e aos 35 já levava 4 a 2. O time é parecido com o que vice-campeão do mundo e fracassou na última Euro. É bom e jovem, não necessita mesmo tanto de renovação.

O Brasil, por sua vez, garantiu o emprego de Mano Menezes por mais um tempo ao golear bem a Suécia por 3 a 0, com um time parecido com o da Olimpíada, que sabíamos que era mesmo a base da seleção principal. Já França e Uruguai, como sempre, ficaram no 0 a 0.

Comentários