Noite de paciência, mas de vitória obrigatória

É muito fácil dizer que o Grêmio tem uma parada tranquila hoje à noite, mas é só analisar com um pouco de cuidado que chegamos à conclusão que nada é tão simples. Os últimos adversários nitidamente mais fracos que vieram ao Olímpico (Sport e Bahia) deram mais trabalho que muito time grande aos comandados de Vanderlei Luxemburgo. A Lusa de Geninho, aliás, está invicta há seis rodadas. Empatou com o Corinthians, no Pacaembu, neste meio tempo.

Claro que isto tudo não serve de atenuante a um eventual resultado negativo. O Grêmio deve e precisa fazer três pontos hoje à noite, afinal, mesmo que venha em grande fase, vê seus concorrentes diretos de tabela não der trégua. Atlético-MG, Vasco, Fluminense e Internacional, que formam com o Tricolor uma espécie de G-5 permanente deste primeiro turno, vêm obtendo vitórias com frequência. Perder pontos para a Portuguesa em casa, mesmo sendo ela um time reorganizado e hoje longe da zona de rebaixamento, é um tropeço imperdoável.

Mas provavelmente será difícil e exigirá paciência, a menos que saia um gol no início. Cabe sempre o alerta.

A rodada desta quarta tem um jogo que interessa diretamente a quem está na ponta de cima: Cruzeiro x Fluminense, no mesmo horário de Grêmio x Portuguesa (19:30), em Belo Horizonte. A todos que estão lá em cima (inclusive o Galo, que é rival da Raposa), uma vitória dos mineiros é o ideal. Pode trazer mais um time para a briga de cima, mas seguraria o Flu. Ademais, o Cruzeiro não parece estar no mesmo nível dos cinco primeiros. É um time irregular e tem suas deficiências.

O Atlético-MG, por sua vez, visita seu tocaio goiano, no Serra Dourada. É tão favorito que eu não me surpreenderia com um crimezinho.

Comentários