Bem mais que mais um Gre-Nal

Porto Alegre merecia um domingo ensolarado e primaveril como estavam sendo todos os dias até sexta-feira. Afinal, não só é dia de Gre-Nal, como também é um dos clássicos mais especiais que já vivemos dentro de nossa rivalidade em azul e vermelho. Tudo por conta do nível dos jogadores que estarão em campo a partir das 16:00, no Beira-Rio - que também merecia estar em melhores condições para abrigar tanto gente de alto gabarito.

Jogadores de seleção são inúmeros: Juan, Gilberto Silva, Kléber (do Inter), Guiñazu, Elano, Dátolo, Zé Roberto, Forlán, Leandro Damião, Marcelo Moreno. Outros não atuaram pela seleção principal, mas já estiveram nas de base ou são jogadores de destaque no cenário nacional: Muriel, Bolívar, Índio, Fernando, Souza, Kléber (do Grêmio), Rafael Moura. É óbvio que são duas equipes que devem mesmo figurar entre as cinco primeiras na tabela, e só não estão mais acima porque Flu e Galo fazem um Brasileirão absurdo.

Favoritismo? Às vezes ele existe, mas nunca entra em jogo. Hoje, ele inexiste. O nível técnico das equipes é parelho. O Grêmio é um time consolidado e mais bem constituído. O Inter que entra em campo nunca jogou junto, mas a equipe desfalcada vinha tendo bom desempenho, o que é bom sinal para agora, que os titulares estão de volta. O jogo é no Beira-Rio, que é quase um campo neutro hoje em dia. O fator local pesa pouco em Gre-Nais, e é o Tricolor quem tem se dado melhor nos últimos anos na casa colorada - e vice-versa.

E quem será que joga? Juan e Bolivar? Juan e Índio? Bolívar e Índio? Juan, Bolívar e Índio? Dátolo começa mesmo ao lado de Fred? E Dagoberto? E Rafael Moura? Será que nenhum deles têm chance? Do outro lado, Edílson ou Anderson Pico? Pará pela esquerda ou pela direita? Será que Gilberto Silva e Marcelo Moreno estão mesmo recuperados ou é migué?

Enfim, um Gre-Nal com muitos ingredientes: boas equipes de lado a lado, grandes jogadores, duelo direto de tabela e, claro, muito mistério. Que venha!

Rodada de clássicos meia-boca
O grande destaque deste domingo, junto com o Gre-Nal, é o confronto entre Cruzeiro (8º, 27) e Atlético-MG (1º, 42) no Independência. O Brasil todo torce pelo time de Celso Roth para que o campeonato esquente.

Os outros grandes clássicos estão um tanto esvaziados: no Pacaembu, Corinthians e São Paulo fazem duelo de equipes de posição média, bem como Botafogo x Flamengo. Em Recife, o Sport busca sair da zona de rebaixamento contra o surpreendente Náutico. E os demais não são clássicos: Figueirense x Coritiba, Bahia x Atlético-GO. Culpa de Avaí, Atlético-PR, Vitória e Goiás, que estão na Série B.

Na última rodada, dia 2 de dezembro, é bem mais provável que todos eles estejam bem mais quentes do que agora.

Comentários