Poupar sem prejudicar

O Grêmio abre a fase brasileira da Copa Sul-Americana contra o Coritiba falando em título, mas, na prática, prioriza o Brasileiro. Às vezes existe a necessidade de preservar alguns atletas, mas num confronto de mata-mata alguns riscos precisam ser corridos. Desde que a competição valha a pena e o adversário seja difícil de ser batido, claro.

Neste caso, ambas as premissas são verdadeiras. O Grêmio é melhor que o Coxa se estiver completo, mas prescindir de alguns de seus principais jogadores é uma estratégia temerária. Além disso, a Copa Sul-Americana tem uma peculiaridade que a Copa do Brasil não possui: a primeira fase é, normalmente, mais difícil que a segunda. O primeiro enfrentamento é sempre com uma equipe conterrânea, e o Coritiba é melhor que Deportivo Táchira, Cobreloa, Tacuary ou Barcelona-EQU, que são as opções de enfrentamento para a próxima etapa. Vale lembrar: foi finalista da Copa do Brasil. É um duelo com nível de dificuldade de uma final daquele torneio, portanto. Se for para poupar, que seja na segunda fase, e não agora.

É claro que o ritmo do Campeonato Brasileiro tem sido muito intenso. Há duas semanas, há jogos em quartas e domingos. O Grêmio jogou cinco vezes nos últimos 16 dias, e jogará pela sexta vez em 17 amanhã. Atletas como Gilberto Silva e Zé Roberto, 36 e 38 anos respectivamente, podem não aguentar um ritmo tão forte de jogos. Mas é possível preservá-los com substituições em meio ao jogo. O que impede Vanderlei Luxemburgo de tirar o pentacampeão e colocar Vilson na zaga no intervalo? E fazer o mesmo com Zé Roberto, colocando Marquinhos? Não seria uma forma mais inteligente de preservação, que permitiria ao time jogar ao menos meio tempo com sua escalação ideal, sem perder suas melhores características?

Se as trocas forem só essas, a perda até não será tão significativa. Complicado fica se o Grêmio resolver poupar Elano e Zé Roberto, ambos. Aí sim, haveria um enfraquecimento sério, pois são os dois jogadores que mudaram o time quando entraram. Marquinhos é um bom reserva, mas Marco Antônio nem isso é, e Rondinelly está longe de ser um jogador pronto. No Brasileiro, o Grêmio entraria sem Elano e Zé Roberto? Será?

O Grêmio, que sempre gostou de competições como a saudosa Supercopa, que ocorriam em meio ao Brasileiro, mais uma vez ameaça deixar a Sul-Americana em segundo plano. A história de que se trata de uma segunda divisão da Libertadores já era, soa até anacrônica. É possível poupar jogadores sem prejudicar o equilíbrio da equipe. Não se trata de expor o jogador ao risco de se lesionar e perdê-lo por semanas. Se for este caso, entende-se a preservação. Mas, se a ideia é simplesmente não desgastá-lo, para evitar um risco que é apenas hipotético, que entre em campo e saia no decorrer da partida. Ou então o risco de classificação não será apenas hipotético, mas real.

A lista
Chama a atenção na lista a ausência de Gabriel. Não que seja uma surpresa, mas é o escancaramento de que se trata de um jogador fora dos planos do Grêmio. Júlio César, que só retorna em outubro, também não consta entre os 25 convocados.

Comentários

Prestes disse…
Luxemburgo disse agorinha que só vai poupar o Zé Roberto. De qualquer forma, o pensamento de Luxa foi na linha do que tu escreveste, Professor e que eu concordo plenamente.

Acrescento ainda: assim como seria melhor poupar na segunda fase, também seria contra o Bahia no Olímpico, um jogo mais fácil.
Vicente Fonseca disse…
Acho que poupar o Gilberto Silva seria menos prejudicial ao time que poupar o Zé Roberto. O Gilberto tem um substituto confiável (Vilson), o Zé não. Isso em termos de time, mas não sei o nível físico de cada um exatamente. Parece que o Zé sentiu dores em Curitiba, e aí fica mais difícil de jogar que o Gilberto, que tá "apenas" com a sequência desgastante.

E é isso aí, cara. Poupar contra o Bahia, em casa, talvez fosse mais negócio. Mas fico feliz em saber que não será um time misto, como chegaram a cogitar. Aí é insulto.
Prestes disse…
Aí seria dizer pros próprios jogadores e torcida que não quer ganhar a Sula.
Vicente Fonseca disse…
Sim, meu medo era esse. Já ocorreu outras vezes...
Chico disse…
Concordo contigo, Vicente. Tem que parar com essa frescura de poupar jogador! Ganham muito dinheiro pra jogar! Tem que entrar pra ganhar! A gente não conquista nada de importante há anos!

Outra coisa, o que interessa é o título, e não, essa história só de vaga para a Libertadores!