O mais difícil da década

O Internacional não perde para o Atlético-MG há quase 10 anos. A última derrota foi em outubro de 2002, 3 a 2, quando o lateral esquerdo Cássio marcou o milésimo gol colorado em Brasileiros. De lá para cá, foram 16 partidas, com nove vitórias rubras e sete empates. Nos últimos seis jogos, o Inter ganhou absolutamente todos.

O tabu nunca esteve tão perto de ser quebrado como hoje à noite. O Colorado vai a Belo Horizonte enfrentar um Galo na condição de líder do Campeonato Brasileiro, que venceu o Figueirense em uma esplêndida recuperação neste final de semana. Ainda por cima, Dorival Júnior tem uma série de desfalques. Volta D'Alessandro, mas não há Nei, Rodrigo Moledo, Kleber, Oscar, Leandro Damião, Dátolo... Fora os recém-contratados Juan e Forlán. Até na mística a coisa complica. D'Ale se dá bem contra Victor, mas Ronaldinho se dá ainda melhor contra o Inter.

Será um jogo de resistência, onde o empate é ótimo resultado. Eu escalaria Maurides: vem muito bem nos treinos e é um centroavante, que pode surpreender e causar preocupação na defesa mineira. Jajá não é este homem, e Dagoberto sofrerá em meio a dois zagueiros. Seria uma forma de reter a bola na frente e ao mesmo ter aquele pezinho salvador quando a bola chegar dentro da área.

Santos (13º, 9) x Botafogo (4º, 16): boa chance para o Fogão vencer na Vila Belmiro, algo raro. O Santos vem cheio de desfalques, longe daquele time temível de tempos recentes. O bom desempenho dos cariocas fora de casa anima.

Grêmio (7º, 15) x Sport (11º, 12): o Sport faz um campeonato razoável, mas é noite para o Grêmio impor seu futebol, confirmar a melhora do time com Elano e alcançar uma vitória que o coloque, no mínimo, à beira do G-4. Noite para bom público no Olímpico, apesar do horário. O frio amenizou um pouco e não será problema.

Portuguesa (15º, 8) x Cruzeiro (10º, 14): duas equipes que não vencem há três rodadas e que precisam da vitória para estancar uma crise iminente. O Cruzeiro é uma equipe mais experiente e qualificada, mas a derrota para o Grêmio foi feia. O lateral Ceará deve fazer sua estreia. Os goleiros Dida e Fábio são as atrações da noite no Canindé, além do ótimo horário das 20:30.

Náutico (12º, 10) x Ponte Preta (8º, 15): não parece, mas o Náutico está a perigo no campeonato. A 12ª colocação tende a cair com as naturais subidas de Santos, Corinthians e Palmeiras da turma de baixo. O aproveitamento é baixo, 37,5%. Precisa da vitória, portanto, mas a Ponte Preta vem fazendo boa campanha e será osso duro de roer nos Aflitos.

Flamengo (9º, 15) x Corinthians (14º, 8): Joel Santana faz um bom trabalho neste Campeonato Brasileiro, tirando do Flamengo mais do que ele pode dar. O desafio de hoje é complicado: o Corinthians campeão da América precisa de pontos para sair de baixo e já venceu o Náutico na última rodada. Jogo para bom público no Engenhão.

São Paulo (5º, 16) x Vasco (2º, 20): o melhor jogo desta quarta-feira, entre duas equipes boas, que começaram bem o campeonato e lutam pelo título. Ambos ficaram devendo na última rodada em termos de atuações. Jogo para ótimo público no Morumbi, e o horário não serve como desculpa.

Briga boa por liderança e G-4
A rodada de ontem da Série B consolidou a colocação dentro do G-4 de Criciúma (26), Vitória (25) e América-MG (25). O Tigre não passou de um 2 a 2 com o ABC (17º, 9) em Natal, mas manteve-se na ponta. Já o time baiano fez 3 a 2 no ASA (16º, 10) e se aproximou, bem como os mineiros, que bateram o Guaratinguetá (18º, 8) por 2 a 1. Todos passando dificuldades contra times menores, mas cumprindo o dever.

A briga pelo quarto lugar é intensa. O América-RN (4º, 20), mesmo levando 1 a 0 do Paraná (8º, 18), manteve-se entre os promovidos. O São Caetano (5º, 19) não passou de um empate em 2 a 2 com o Ceará (12º, 14), deixando de entrar no G-4. Aproximaram-se, além do Paraná, o Goiás (6º, 19), que conquistou um ótimo 2 a 1 sobre o Guarani (14º, 11) em Campinas, o Joinville (7º, 18), que goleou o pobre Ipatinga (20º, 4) por 6 a 0, e o Atlético-PR (9º, 17), que fez excelentes 2 a 1 no Avaí (10º, 14) na Ressacada. O Furacão alcança a terceira vitória consecutiva, deixa a zona de rebaixamento e já se aproxima do G-4. Vai chegar.

Comentários